SÃO VIDAS EM AÇÃO.
E de lá pra cá, as histórias e trabalhos foram se multiplicando. A cada proposta, cada pesquisa, cada trabalho, cada montagem há um novo desafio, um novo olhar, uma nova descoberta, uma nova perspectiva, uma nova reflexão.
NOVAS POSSIBILIDADES. NOVAS DIFICULDADES. NOVAS OPORTUNIDADES E NOVAS CONQUISTAS.
SÃO TANTAS MONTAGENS E HISTÓRIAS:
- "O QUE É O QUE É? O SEGREDO DA CAIXA COLORIDA" - 1999 (na verdade já havia sido apresentada anteriormente à CiaClaVan, desde 1993). Um espetáculo musical infantil que traz a a CURIOSIDADE e a ALEGRIA como um CONVITE AO MUNDO DA FANTASIA.
- "SOBRE O TEMPO E A ESPERA" - 1999. inspirado livremente num trecho de ESPERANDO GODOT, temos dois homens e diante deles a GRANDE QUESTÃO: SEGUIR OU PARAR. Mas como parar se o tempo não para nunca e há sempre uma continuação à frente. O que fazer das memórias, das estradas pisadas, das decepções e dos sonhos. E se o GORDON vier? E se ele não vier? Participou do FESTIVAL DO TRABALHADOR na OFICINA CULTURAL MAZZAROPI.
EM 2000, gravamos o CURTA-METRAGEM "BEATRIZ ESTÁ MORTA" com roteiro e direção de FERNANDO MENDES DOS REIS.
- "TATIANA YOHANSEN - NO AR" - 2000. Uma reflexão sobre AS RELAÇÕES HUMANAS, tendo como pano de fundo uma EMISSORA FICTÍCIA (NCTV - NOSSO CANAL DE TELEVISÃO) e toda a luta em busca da fama, da audiência. Um guerra pela vaidade, pelo poder e pelo dinheiro. Participou do PROJETO ADHEMAR GUERRA e no FESTIVAL DO TRABALHADOR na OFICINA CULTURAL MAZZAROPI.
- "A RAINHA E O LOUCO" - 2005. Texto original para dupla, comédia sobre o PODER e a ESPERTEZA que participou de um FESTIVAL DA SECRETARIA DA CULTURA e foi indicado a MELHOR TEXTO ORIGINAL (Edson Araújo Lima) e MELHOR FIGURINO (Rodrigo Roberto Ismael).
- "APENAS UM SAXOFONE" - 2004. Após leituras sistemáticas do conto de Lygia Fagundes Teles, surgiu uma livre e ousada adaptação com dezesseis atores que contavam a história de LUISIANA, uma prostituta rica e abandonada pelo único amor da sua vida. A peça participou de um FESTIVAL DA SECRETARIA DA CULTURA e concorreu a MELHOR TEXTO ADAPTADO por Edson Araújo Lima.
- "APENAS UM SAXOFONE" - 2004. Após leituras sistemáticas do conto de Lygia Fagundes Teles, surgiu uma livre e ousada adaptação com dezesseis atores que contavam a história de LUISIANA, uma prostituta rica e abandonada pelo único amor da sua vida. A peça participou de um FESTIVAL DA SECRETARIA DA CULTURA e concorreu a MELHOR TEXTO ADAPTADO por Edson Araújo Lima.
Continuei dando aulas e mais aulas em vários projetos da Secretaria da Cultura e em agências e produtoras de elenco durante alguns anos.
Nesse período montei:
- "PROFECIAS URBANAS" - 2006 - ELENCO DA MIX PRODUTORA no TEATRO CACILDA BECKER.
- "A NOITE É NOSSA" - 2007 - ELENCO DA MIX PRODUTORA no TEATRO PLÍNIO MARCOS.
- "A NOITE É NOSSA" - 2007 - ELENCO DA MIX PRODUTORA no TEATRO PLÍNIO MARCOS.
"CRIMES DELICADOS" - 2007 - ELENCO DA MIX PRODUTORA no TEATRO PLÍNIO MARCOS
E então voltei com a CiaClaVan e escolhi para isso a REMONTAGEM da peça:
"APENAS UM SAXOFONE" - 2009 - com novo e jovem elenco no BAR E TEATRO LUA NOVA na BELA VISTA.
"APENAS UM SAXOFONE" - 2009 - com novo e jovem elenco no BAR E TEATRO LUA NOVA na BELA VISTA.
"O QUE É, O QUE É? - O SEGREDO DA CAIXA COLORIDA" - 2010. Com novo elenco e novos figurinos.
Em ABRIL/2010 eu, como roteirista e diretor de elenco, ao lado de João Luiz de Brito Neto e vários integrantes do elenco da CiaClaVan realizamos o filme BOTINAS NO ELEVADOR (www.botinasnoelevadorofilme.blogspot.com) que estreou em maio de 2011 no ESPAÇO UNIBANCO DE CINEMA, na RUA AUGUSTA. E logo após cada um dos integrantes seguiram seus caminhos no Teatro, Cinema e Dança. FOI COMO UMAS FÉRIAS.
No final de 2010 (setembro) comecei um NOVO CURSO com o nome CiaClaVan CURSOS e por um mês fiquei apenas com uma aluna a Bruna Oliveira. Chegaram então: Patrick Cajaiba e Bruno Gregorut.
Bruna e Patrick permanecem comigo até hoje! Bruno Gregorut segue como ator e foi iluminador de um excelente espetáculo muito visto e premiado em São Paulo QUEM TEM MEDO DO CURUPIRA, cujo autor é ZECA BALEIRO.
Em 2011 já com mais de 10 pessoas e em duas turmas no CURSO LIVRE DE TEATRO E VÍDEO a CiaClaVan começou a dar novos e importantes passos. Foram montadas:
AS SANTAS DONAS DE CASA - 2011 - Comédia que mostrava uma cidade de interior que nunca mais foi a mesma após a chegada de uma nova prostituta.
O SONHO DE CADA UM - 2011 - Dramas e comédias na vida de trabalhadoras de uma OFICINA DE COSTURA e trabalhadores de uma OFICINA MECÂNICA em São Paulo. Seus sonhos, desilusões, amores, segredos e a batalha do dia a dia eram os carros chefes dessa história emocionante.
ASSIM COMEÇOU URBANICIDADE...
O projeto URBANICIDADE surgiu da observação de que a maioria - quase todos - dos temas da Companhia tinham como ponto comum: a cidade de São Paulo, seus moradores, suas alegrias e dramas.
E então começou a SAGA URBANICIDADE, peças teatrais cujos temas são sempre URBANOS E PAULISTANOS.
URBANICIDADE - A CIDADE É NOSSA - DEZEMBRO/2011 - Esquetes sobre a cidade de São Paulo e seus moradores. Destaque para AVENIDA PAULISTA SEIS HORAS, PROFECIAS URBANAS - A GRANDE CIDADE ADORMECIDA, VERMELHO PROFUNDO, O CEGO QUE ENGANOU DEUS e outros. Com a TURMA 1.
URBANICIDADE 2 - A REALIDADE DE CADA UM - MAIO/2012 - Esquetes sobre a cidade de São Paulo. Destaques para MADRUGADA VERMELHA (teatro e vídeo), BEBER, AMAR E SOFRER NO BAR DO GATO, ENQUANTO CHOVE e outros. Com a TURMA 1.
URBANICIDADE 3 - ENCONTROS DESENCONTROS E DESPEDIDAS - AGO-SET/2012 - Esquetes sobre paqueras, amores e perdas na cidade de São Paulo. Destaque para CANTADAS NAS BALADAS, PRAZER EM CONHECÊ-LA, ÍMPARES, ENQUANTO A CHUVA CAI, HENRIQUE SCHAUMANN e NUMA ESTRADA ESCURA. Com a TURMA 1 e convidados da TURMA 2.
Também montamos:
DOIS A DOIS - 2012 - Esquetes variados, alguns realistas e outros surrealistas.Com a TURMA 2 e convidados da Turma 1, no BAIRRO DE ARTUR ALVIM - ZONA LESTE. NA SOCIEDADE AMIGOS DE ARTUR ALVIM, INSTITUTO MOVERE.
A EXPLOSÃO 2013!!!
EM 2013 as turmas dos CURSOS DE TEATRO E VÍDEO DA CiaClaVan cresceram e muito.
Começamos logo após o CARNAVAL a Turma 3. E em poucos meses já são quase 20 jovens àvidos por aprender e crescer na CARREIRA ARTÍSTICA.
E, com esses jovens da TURMA 3 está sendo montada a peça:
QUINTO ANDAR, com apresentações marcadas no TEATRO DO ATOR, para os dias 11 e 18 de junho de 2013 às 21h.
A peça conta a história de BEATRIZ uma jovem com distúrbios psicológicos e traumas causados por problemas familiares, tentativa de estupro e traição de amor. Ela vive uma vida urbana e sente-se confusa diante da FÚRIA DO MUNDO. NADA É FÁCIL DE ENTENDER, nesse texto livremente inspirado na música PAIS E FILHOS da BANDA LEGIÃO URBANA.
E a TURMA 1, também terá uma curtíssima temporada da peça:
URBANICIDADE 4 - SOBRE O SILÊNCIO E O GRITO. Um texto de teatrocinematográfico que contará a história de pessoas comuns moradores do centro de São Paulo de uma comunidade fictícia chamada MORRO URBANO, além de mostrar trechos de um PROGRAMA DE AUDITÓRIO chamado URBANICIDADE IN FOCO. A reflexão é a vida na cidade e sua violência.
TAMBÉM INICIARAM-SE AS TURMAS 4, que é fechada a convite do cineasta ALEX WILCKENS e algumas amigas.
E também a animadíssima TURMA 5, que em breve também, juntamente com a TURMA 2 terá uma NOVA PEÇA para apresentar.
E É ASSIM NA LUTA QUE CiaClaVan continua!
EM BREVE ESTREARÃO FILMES COM ATORES E ATRIZES DA COMPANHIA, além das peças, filmes cinematográficos e publicitários que se espalham pelo BRASIL com participantes da CiaClaVan.
Nossos amigos na ARTE são:
- SOCIEDADE AMIGOS DE ARTUR ALVIM; INSTITUTO MOVERE ALVIM, ESPAÇO PAULA SALGADO REPÚBLICA, MIX PRODUTORA SANTANA, CIA NATURALIS, CTR - COMPANHIA TEATRO DE RISCO, CINECLUBE KINOPHERIA e outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário