sexta-feira, 11 de janeiro de 2013



É uma série de entrevistas com artistas que batalham e conquistam. Com pessoas que NÃO DESISTEM NUNCA, mas batalham a cada dia pelas suas conquistas e alcançam SUCESSO a cada dia e sabem que VIDA ARTÍSTICA NÃO É PASSE DE MÁGICA.
ARTISTAS que VENCEM A CADA DIA com a certeza de que é preciso ESTAR NA LUTA com DETERMINAÇÃO!
O entrevistado de hoje é SERGIO KARVALHO, ator de TEATRO, amigo meu há 25 anos, meu assistente na CiaClaVan há 12 anos além de ator da companhia. Há muitos anos ele faz parte também do GRUPO TEATRO DE RISCO com tradição em apresentar peças infantis. Em 2010, Sérgio fez um policial do DOPS no meu filme BOTINAS NO ELEVADOR. Não posso começar essa entrevista sem dizer que COM CERTEZA ele é meu irmão do coração. ESCOLHIDO PARA SER MEU IRMÃO, quase gêmeo. Acho que nunca passamos UMA SEMANA sem nos falar.

EAL – Querido Sérgio, talvez você não se lembre mas EU fui o primeiro a te aconselhar (risos) a usar a letra K no seu nome artístico, isso há muitos anos atrás. Existem perguntas que eu farei aqui que realmente eu não sei, incrível não é? Depois de tantos anos... E algumas eu já sei mas quero que você conte aos meus leitores... Você nasceu em que bairro de São Paulo?
SK – Nasci no Bairro da Mooca dia 18 de Outubro de 1967 no Hospital/maternidade São Cristovão.
EAL – Antes de ser ator, qual era sua profissão?
SK – Já fiz de tudo um pouco, mas sempre em contato com o público, meu primeiro emprego foi em uma farmácia era atendente e também aprendi a aplicar injeções e a aferir a pressão arterial, depois trabalhei no Pão de Açúcar como Repositor, fui office-boy, Lojas de roupas, Brinquedos Bandeirantes Show Room, Auxiliar Administrativo, era muito chato (risos).
EAL - Quando e como começou a carreira artística?
SK - Nossa, pra ser bem sincero começou por acaso, um “amigo” de um amigo meu que já era ator na época precisa de um local para ensaiar e eu ofereci o quintal da minha irmã que era bem grande, eu curioso fiquei assistindo aos exercícios e quando me dei conta já estava no meio da bagunça (risos), me sai tão bem que me convidaram a participar dos  ensaios  e montamos “Édipo, rei?” ...e já de cara peguei o papel principal...Édipo. O Grupo se chamava Les Miserables e o diretor era Paulo Cruz, ô tempinho bom!!!


EAL – Sei que você sempre gostou muito de CINEMA, principalmente de ficção científica. Por que essa paixão? Quando começou?
SK- ADORO ficção sempre gostei muito desde criança, acho que porque esse tema, essa proposta me obriga a me desprender do mundo real me propondo assim outra realidade e possibilidades. Possibilidades essas que só o cinema pode proporcionar, sempre que vou ao cinema procuro por uma ficção (risos) curto muito, me deixo levar e me divirto sem culpa.
EAL – Você ainda tem aquelas historinhas de ficção e terror que você escrevia quando era adolescente (e eu já te conhecia!)?
SK – (risos) Boa pergunta (risos) nossa você se lembra disso? Meu Deus... (risos) acredito que ainda tenha guardado em algum lugar uma ou outra história... E sim, você já me conhecia  e LIA as minhas histórias...e gostava (risos).
EAL – O que a sua família pensa da sua carreira?
SK- Hoje em dia é tranquilo a minha família gosta e entende, mas nem sempre foi assim. No início ninguém dava muita atenção... Achavam que era só uma fase, uma brincadeira de adolescente... Mas, ai a coisa foi tomando uma proporção maior, porque o teatro toma TEMPO e você é literalmente  “roubado” de sua família...meus pais reclamaram muito...ouvi durante muito tempo coisas do tipo: “Isso não da futuro.”  “Você ta ganhando algum dinheiro fazendo isso?” “Pelo amor de Deus, você já é um adulto vai procurar um trabalho”...essa última eu ouvi quando larguei a feira e comecei a trabalhar profissionalmente com DRT e tudo...foi difícil.
EAL – Pode nos contar um pouco sobre essa sua vasta experiência com Teatro Infantil e por quais estados brasileiros e cidades brasileiras já passou apresentando peças? Tem ideia de quantas escolas já visitou?
SK – Quando comecei a fazer teatro não pensava em fazer Teatro infantil/Teatro para crianças, achava bobo e que não teria paciência... Paguei com a língua (risos) quando o pessoal da CTR – Cia Teatro de Risco, me convidou pra encabeçar o elenco do infantil “Da cabeça aos pés, sem pé nem cabeça” fiquei meio sem chão... Eu, um homem de 1,81 de altura, fazendo teatro para crianças? Fui conversar com o diretor Luiz Carlos Ribeiro, durante a temporada La no Clube Espéria, confesso que de imediato gostei da peça achei bem legal mesmo e resolvi aceitar o desafio. A grande diferença do público infantil p/ o público adulto é que ele te dá o retorno na hora, ou seja, quando a criança gosta ELA GOSTA e pronto, a criança entra no espetáculo com você e “brinca/participa ativamente”, mas quando não gosta ela expõe isso na mesma hora seja pelo desanimo, pela falta de interesse na cena ou até verbalmente: “aaaaah ta chato”. É maravilhoso! Já me emocionei muito fazendo apresentação para os pequenos. Viajei muito com esse espetáculo (Ribeirão Preto, Leme, Araras, Porto alegre, Curitiba, São Sebastião, Amparo, Rio de janeiro, Minas Gerais/Ouro Preto, Florianópolis e várias outras cidades). Agora projeto escola, nossa! Não tenho o número exato, mas com certeza já visitei mais de 600 escolas, sem exagero. Isso contando com os cinco anos de projeto escola seguidos.
Espetáculo da CTR – Cia Teatro de Risco que participei:
·         Da cabeça aos pés, sem pé nem cabeça – infantil
·         Caça ao tesouro – Fundamental 1
·         Fujam enquanto há tempo – Fundamental 2
·         Escrever eu preciso – Ensino Médio
·         Você resolve – Philip Morris (teatro empresa)
·         Família varejo – Philip Morris (teatro empresa)
·         Curta metragem “Família varejo” – Philip Morris
·         Rádio com imagem – Ibep e Companhia Editora Nacional
·         Escrever é preciso – Ibep e Companhia Editora Nacional
·         Teatro de bonecos p/ o  Habib’s alimentação e sustentabilidade (em fase de produção)
EAL – Conte-nos curiosidades sobre esses trabalhos, que devem ser muitas (risos). Micos, frias, gafes... Ou isso não ocorre com você?
SK- (risos) É o que mais acontece, acho que daria pra escrever um livro, tem muita coisa engraçada...
·         já cai de palco quase me arrebentei todinho ( e ninguém percebeu),
·         já fui mordido por uma criança durante uma apresentação
·         (entre risos) uma vez durante uma apresentação de teatro empresa, esqueci o texto de encerramento, deu branco total na frente de mais de 100 executivos (que mico)
·          Uma vez que foi muito constrangedor: uma professora me paquerou na frente de todos os alunos no final da apresentação. Nossa! Minha cara queimou.
EAL – Quando começou na CiaClaVan e quais os trabalhos que já realizou?
SK – Comecei na CiaClaVan em 1999.

·         “Sobre o tempo e a espera” (Ator)
·         “O que é o que é?” (Sonoplastia e Iluminação)
·         “Tatiana Johansen-no ar” (ator e assistente de direção)
·         As Santas donas de casa (Sonoplastia)
·         O sonho de cada um (Sonoplastia)
·         Urbanicidade – a cidade é nossa (ator e sonoplastia/edição)
·         Urbanicidade 2 – A realidade de cada um (ator e sonoplastia/edição)
·         Urbanicidade 3 – encontros, desencontros e despedidas (ator/assistente de direção)
EAL – O que é SUCESSO para você?
SK - Sucesso pra mim é estar realizado com o meu trabalho.
EAL – O que você aconselha para os iniciantes como ator ou atriz?
SK - Tirem as vendas dos olhos e arregacem as mangas, o trabalho de ator é duro e algumas vezes cruel e sem reconhecimento nenhum. Se vc está nisso por reconhecimento, fama e sucesso: PARE AGORA! Esses fatores não podem ser metas, eles são uma consequência do seu trabalho. Tenha em mente que a função do ator está além dos seus devaneios... É uma condição social, uma representação, um espelho onde outros possam se ver e tomar consciência de si.
POUCAS E BOAS (respostas bem rápidas)
Meu maior sonho é?
SK – Meu maior sonho é poder me manter/sustentar com o meu trabalho.
Meu maior medo é?
SK - Aranhas (sou aracnofóbico).
Minha família é?
SK – Minha base, meu apoio, minha vida.
Teatro para mim é?
SK – Alimento.
Fico feliz quando?
SK – Quando estou com a minha família e com meus amigos.
Fico triste quando?
SK – Fico triste quando as pessoas tentam me enganar.
Para quem você deseja SUCESSO SEMPRE?
SK – Edson Araújo Lima (to pra conhecer pessoa mais motivadora).
Uma frase para pensar:
SK- “Cansei de teorias, vou observar minhocas...”

PERGUNTA MALUCA:
SE VOCÊ TIVESSE O PODER DE TRANSFORMAR alguém NUMA BORBOLETA AZUL COM LISTAS ROSAS, A QUEM VOCÊ TRANSFORMARIA? 

SK - Isabel Moreno 











Um comentário:

Valther Lopez disse...

Parabéns Edson pela idéia e pela escolha desta primeira entrevista. Sérgio Karvalho " É DU CARALHO " cara tranquilão, boa praça e ótimo amigo. Sérgio Karvalho além de você Edson é o cara que presto muita atenção em tudo que fala, dicas, técnicas etc.Sou orgulhoso em ser seu amigo e mais feliz agora por conhecer mais um pouco dessa figura maravilhosa que é SÉRGIO KARVALHO.