quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

SOBRE TELEVISÃO, AUDIÊNCIA E PROPAGANDA


As respostas são da Internet!


Como é medida a audiência de TV?



Melhor resposta - Escolhida por votação no YAHOO RESPOSTAS

A tecnologia que define grande parte da estratégia dos programas da TV brasileira -e o destino de bilhões de reais em propagandas anualmente- tem como ponto central um aparelho chamado Peoplemeter, uma caixa do tamanho de um decodificador de TV a cabo.


Esse aparelho é usado há 17 anos para medir o hábito dos telespectadores pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), empresa que domina as pesquisas na área.


O Peoplemeter é o "espião" do Ibope na casa do telespectador. Funciona assim: ao ligar a TV, cada morador identifica-se por meio de uma tecla no controle remoto. O aparelho, então, passa a registrar os dados -o horário em que a TV é ligada e desligada, os canais assistidos, as trocas de canais e o tempo gasto em cada canal.
Na Grande São Paulo, os dados do Peoplemeter são transmitidos por ondas de rádio para a sede do Ibope, e a audiência na TV é calculada em tempo real -o resultado é disponibilizado quase simultaneamente aos clientes pela Internet.


Em outras cidades, as informações são coletadas uma vez por dia, por telefone, e divulgadas aos clientes no dia seguinte, após aproximadamente 30 minutos da computação dos dados.


No total, o Ibope utiliza cerca de 6.000 Peoplemeters, que estão instalados em mais de 3.500 domicílios e atingem aproximadamente 14 mil pessoas de nove regiões do país (saiba mais).


A maior região pesquisada é a Grande São Paulo, com 750 aparelhos instalados. A escolha das casas onde os aparelhos são instalados é feita por meio de amostragem, o mesmo princípio usado nas pesquisas de opinião pública do instituto.



Nas ondas do Ibope


alterar tamanho da fonte
diminuir tamanho da fonte
aumentar tamanho da fonte

Sistema transmite preferências dos telespectadores em tempo real para as emissoras

1. As casas que participam da medição de audiência são escolhidas por critérios socioeconômicos. A idéia é que essa amostra seja um retrato da sociedade brasileira. Se 10% dos habitantes de uma região forem da classe A (a dos mais ricos), então 10% dos domicílios pesquisados também têm de pertencer a essa faixa. Na Grande São Paulo, 750 casas compõem a amostra. Nenhuma delas pode ser pesquisada por mais de quatro anos
2. Nas casas, um aparelhinho grava o canal em que cada TV está sintonizada. Mas para medir quais são os programas favoritos da mãe ou do filho, por exemplo, é preciso saber quem está assistindo. Por isso, cada morador recebe um controle remoto particular, que avisa ao aparelho quem está na frente da tela
3. Na Grande São Paulo, onde a medição de audiência é feita em tempo real, o aparelho do Ibope transmite minuto a minuto os programas que estão sendo assistidos em cada casa. É como se fosse um telefone celular que fica o tempo todo mandando dados
4. Os dados transmitidos pelo aparelhinho são codificados em sinais de rádio e vão para uma das 13 antenas que o instituto mantém na Grande São Paulo. De lá, os sinais seguem para uma central, que recebe os dados enviados por vários domicílios e reúne esse "pacote" de informações
5. Por sinais de rádio, internet ou linha telefônica, os números de audiência saem da central e chegam às emissoras que pagam pelo serviço. Nessa hora, o pessoal da TV só fica sabendo qual programa cada domicílio está assistindo. No dia seguinte, o Ibope manda relatórios mais detalhados, que mostram as preferências de cada morador da casa.


SOBRE PROPAGANDA NA TELEVISÃO

COMO AS EMISSORAS DE TELEVISÃO GANHAM DINHEIRO? E COMO A AUDIÊNCIA DA PROGRAMAÇÃO PODE INFLUENCIAR NO LUCRO DAS EMISSORAS?

(PERGUNTAS MAIS OU MENOS ASSIM FORAM FEITAS NO YAHOO RESPOSTAS E RECEBERAM RESPOSTAS BEM INTERESSANTES, LEIAM ABAIXO PARA DESCOBRIR UM POUCO MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO)

Melhor resposta - Escolhida por votação

realize:


O que faz com que a emissora ganhe dinheiro, é com as propagandas (publicidade), cujo dinheiro alto. (dificilmente verá um publicitário famoso pobre)


Daí as propagandas são colocadas em todos os horários, inclusive alta madrugada.

logicamente, se uma empresa paga um horário de propaganda para a alta madrugada, poucas pessoas irão ver o anúncio, o contrário do que acontece quando os anúncios são colocados em horários nobres (meio dia, e entre as 18 e 22hs - horário muito mais caros) ou durante um programa de audiência alta.


Daí entra a pesquisa: a qual possui como base São Paulo ou Rio de Janeiro: São instalados aparelhos em televisores, conectados à uma central - daí eles sabem quantos telespectadores estáo assistindo esse ou aquele programa) lógico se o programa tem mais audiência, o valor dos anúncios cobrados serão também mais caros.


É mais ou menos isso.

Melhor resposta - Escolhida por votação

1 - As emissoras lucram de acordo com o ibope que as mesmas possuem, quanto maior for a audiência, maior será o preço cobrado por cada tempo destinado para que sejam exibidos as propagandas, merchandising's, nos vários programs que uma emissora de televisão tem.

Então, quanto maior for o ibope geral de uma emissora, maior vai ser a propaganda no ar, mais faturamento ela estará tendo.



2 - A medição é feita da seguinte maneira:

Em cada cidade onde é realizada a medição de audiênciade TV, a empresa responsável por essa medição, no caso, o IBOPE sorteia um conjunto de domicílios que representa a população. Com a autorização dos moradores, é instalado em cada televisor da casa um aparelho (peoplemeter) que identifica e registra automaticamente qual canal está sendo assistido.


Por freqüências de rádio (na Grande São Paulo) ou por telefone (outras cidades), o aparelho envia as informações sobre todas as mudanças de canais realizadas pelo telespectador para uma central de coleta do IBOPE que as processa, analisa e distribui para os clientes.


Os dados de audiência da Grande São Paulo são transmitidos pela Internet para os clientes no minuto posterior (real time), enquanto as da Gde Rio de Janeiro, Gde Porto Alegre, Gde Florianópolis,Gde Belo Horizonte , DF, Gde Salvador, Gde Recife e Gde Fortaleza são enviados na manhã do dia seguinte.


O IBOPE mede a audiência de até quatro televisores de cada domicílio. Participam da amostra pessoas de ambos os sexos, com mais de quatro anos de idade, que residem em áreas urbanas e fazem parte das classes A, B, C, D ou E, de acordo com o Critério De Classificação Econômica Brasil.


No Brasil, é comum a expressão "X pontos no Ibope", relacionados ao sucesso ou fracasso de programas de televisão. Em São Paulo, onde o ibope faz a sua principal medição, devido onde esta concentrado a maior parte do mercado publicitário, cada ponto no ibope corresponde aproximadamente a 109.189,23 pessoas.

3 - Quem paga são as empresas que compram horários nas emissoras para que sejam exibidas as propragandas dos seus produtos e de suas marcas e anunciantes em geral.

Espero ter lhe ajudado

OUTRAS BOAS RESPOSTAS PARA SE PENSAR
    De cada hora de televisão, aproximadamente 20 minutos são de anúncios, incluindo anúncios de outros programas do canal.
    O tempo de propaganda é vendido em pontos, com um cálculo de quantas pessoas estariam assistindo o programa naquele momento. Um programa com maior audiência tem o custo por minuto maior, porque o mesmo tempo tem um maior número de pontos.
    As contagens são tão precisas que, num mesmo intervalo de um mesmo programa, os comerciais tem preço diferente de acordo com o momento que são exibidos. Assim, um comercial exibido no começo de um intervalo tem um custo maior, pois a maioria das pessoas ainda não saiu de frente da TV para fazer outras coisas.
    .................................................................................................................................................
    Imagine que você invista numa empresa. Imaginou?
    Essa empresa precisa vender produtos de beleza; cosméticos.
    Você precisa fazer propaganda para que as mulheres comprem seus produtos.
    Se optar pela propaganda na TV, terá milhões de mulheres vendo seu produto na TV.
    Para atingir o maior número de mulheres, você vai escolher um horário em que elas gostam mais de ver TV, concorda?
    O horário das novelas, por exemplo, é o mais disputado e mais caro. Chama-se "horário nobre", pois é o momento em que a maioria das pessoas já estão em casa, em suas poltronas, diante da TV.
    Você paga uma pequena fortuna a uma grande emissora, como a Globo, e ela transmite os comerciais de seu produto entre as novelas. Entendeu?

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom! Achei exatamente o que estava procurando.