As respostas são da Internet!
Como é medida a audiência de TV?
Melhor resposta - Escolhida por votação no YAHOO RESPOSTAS
A tecnologia que define grande parte da estratégia dos programas da TV brasileira -e o destino de bilhões de reais em propagandas anualmente- tem como ponto central um aparelho chamado Peoplemeter, uma caixa do tamanho de um decodificador de TV a cabo.
Esse aparelho é usado há 17 anos para medir o hábito dos telespectadores pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), empresa que domina as pesquisas na área.
O Peoplemeter é o "espião" do Ibope na casa do telespectador. Funciona assim: ao ligar a TV, cada morador identifica-se por meio de uma tecla no controle remoto. O aparelho, então, passa a registrar os dados -o horário em que a TV é ligada e desligada, os canais assistidos, as trocas de canais e o tempo gasto em cada canal.
Na Grande São Paulo, os dados do Peoplemeter são transmitidos por ondas de rádio para a sede do Ibope, e a audiência na TV é calculada em tempo real -o resultado é disponibilizado quase simultaneamente aos clientes pela Internet.
Em outras cidades, as informações são coletadas uma vez por dia, por telefone, e divulgadas aos clientes no dia seguinte, após aproximadamente 30 minutos da computação dos dados.
No total, o Ibope utiliza cerca de 6.000 Peoplemeters, que estão instalados em mais de 3.500 domicílios e atingem aproximadamente 14 mil pessoas de nove regiões do país (saiba mais).
A maior região pesquisada é a Grande São Paulo, com 750 aparelhos instalados. A escolha das casas onde os aparelhos são instalados é feita por meio de amostragem, o mesmo princípio usado nas pesquisas de opinião pública do instituto.
Esse aparelho é usado há 17 anos para medir o hábito dos telespectadores pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), empresa que domina as pesquisas na área.
O Peoplemeter é o "espião" do Ibope na casa do telespectador. Funciona assim: ao ligar a TV, cada morador identifica-se por meio de uma tecla no controle remoto. O aparelho, então, passa a registrar os dados -o horário em que a TV é ligada e desligada, os canais assistidos, as trocas de canais e o tempo gasto em cada canal.
Na Grande São Paulo, os dados do Peoplemeter são transmitidos por ondas de rádio para a sede do Ibope, e a audiência na TV é calculada em tempo real -o resultado é disponibilizado quase simultaneamente aos clientes pela Internet.
Em outras cidades, as informações são coletadas uma vez por dia, por telefone, e divulgadas aos clientes no dia seguinte, após aproximadamente 30 minutos da computação dos dados.
No total, o Ibope utiliza cerca de 6.000 Peoplemeters, que estão instalados em mais de 3.500 domicílios e atingem aproximadamente 14 mil pessoas de nove regiões do país (saiba mais).
A maior região pesquisada é a Grande São Paulo, com 750 aparelhos instalados. A escolha das casas onde os aparelhos são instalados é feita por meio de amostragem, o mesmo princípio usado nas pesquisas de opinião pública do instituto.
Nas ondas do Ibope
Sistema transmite preferências dos telespectadores em tempo real para as emissoras
1. As casas que participam da medição de audiência são escolhidas por critérios socioeconômicos. A idéia é que essa amostra seja um retrato da sociedade brasileira. Se 10% dos habitantes de uma região forem da classe A (a dos mais ricos), então 10% dos domicílios pesquisados também têm de pertencer a essa faixa. Na Grande São Paulo, 750 casas compõem a amostra. Nenhuma delas pode ser pesquisada por mais de quatro anos
2. Nas casas, um aparelhinho grava o canal em que cada TV está sintonizada. Mas para medir quais são os programas favoritos da mãe ou do filho, por exemplo, é preciso saber quem está assistindo. Por isso, cada morador recebe um controle remoto particular, que avisa ao aparelho quem está na frente da tela
3. Na Grande São Paulo, onde a medição de audiência é feita em tempo real, o aparelho do Ibope transmite minuto a minuto os programas que estão sendo assistidos em cada casa. É como se fosse um telefone celular que fica o tempo todo mandando dados
4. Os dados transmitidos pelo aparelhinho são codificados em sinais de rádio e vão para uma das 13 antenas que o instituto mantém na Grande São Paulo. De lá, os sinais seguem para uma central, que recebe os dados enviados por vários domicílios e reúne esse "pacote" de informações
5. Por sinais de rádio, internet ou linha telefônica, os números de audiência saem da central e chegam às emissoras que pagam pelo serviço. Nessa hora, o pessoal da TV só fica sabendo qual programa cada domicílio está assistindo. No dia seguinte, o Ibope manda relatórios mais detalhados, que mostram as preferências de cada morador da casa.
SOBRE PROPAGANDA NA TELEVISÃO
COMO AS EMISSORAS DE TELEVISÃO GANHAM DINHEIRO? E COMO A AUDIÊNCIA DA PROGRAMAÇÃO PODE INFLUENCIAR NO LUCRO DAS EMISSORAS?
(PERGUNTAS MAIS OU MENOS ASSIM FORAM FEITAS NO YAHOO RESPOSTAS E RECEBERAM RESPOSTAS BEM INTERESSANTES, LEIAM ABAIXO PARA DESCOBRIR UM POUCO MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO)
Melhor resposta - Escolhida por votação
realize:
O que faz com que a emissora ganhe dinheiro, é com as propagandas (publicidade), cujo dinheiro alto. (dificilmente verá um publicitário famoso pobre)
Daí as propagandas são colocadas em todos os horários, inclusive alta madrugada.
logicamente, se uma empresa paga um horário de propaganda para a alta madrugada, poucas pessoas irão ver o anúncio, o contrário do que acontece quando os anúncios são colocados em horários nobres (meio dia, e entre as 18 e 22hs - horário muito mais caros) ou durante um programa de audiência alta.
Daí entra a pesquisa: a qual possui como base São Paulo ou Rio de Janeiro: São instalados aparelhos em televisores, conectados à uma central - daí eles sabem quantos telespectadores estáo assistindo esse ou aquele programa) lógico se o programa tem mais audiência, o valor dos anúncios cobrados serão também mais caros.
É mais ou menos isso.
Um comentário:
Muito bom! Achei exatamente o que estava procurando.
Postar um comentário