terça-feira, 19 de janeiro de 2010

SUCESSO SEMPRE!!!

CERTA VEZ, eu li numa entrevista com a GRANDE atriz Eva Vilma, uma "receita" de sucesso que eu nunca mais esqueci. Quando perguntaram a ela qual o segredo para se fazer sucesso ela respondeu: Acredito ser necessário 85% de trabalho, dedicação e esforço, 10% de talento e 5% de sorte.
Sempre achei que essa é uma das análises mais interessantes acerca dessa questão.
E sem dúvida tem muita verdade nisso. Não adianta a pessoa julgar-se cheia de talentos, se não esforçar-se, não estudar, não ter dedicação e responsabilidade, pois o talento na certa será desperdiçado.
Há também quem se esforçe, trabalhe, se dedique mas parece não ter nenhum talento e aí contará apenas com a sorte.
Existem também aqueles, que com muita sorte, nem se esforçam tanto e possuem pouquíssimo talento na área e conseguem grandes feitos, grandes trabalhos e tornam-se verdadeiras celebridades.
Também sempre deparo essa questão: como faço para atrair sorte. Bem, não sei exatamente se isso é possível, mas tenho aprendido no decorrer da minha vida que estar com a mente aberta, o coração leve, determinado e o pensamento positivo e focado nas suas metas talvez ajude a trazer boas vibrações. Trata-se da questão da energia... (confesso que são exatamente essas questões que me dão maior trabalho e nelas tento me debruçar para conseguir alcançar essa iluminação, como diriam os budistas!).
Mas eu acredito ainda que, o TRABALHO, O ESFORÇO, A DEDICAÇÃO ainda devem ser tidos como a principal maneira de chegar-se ao sucesso profissional em qualquer área e principalmente na área artística.
É essencial termos uma base cultural sólida, lermos bons livros, assistirmos bons filmes, conversarmos com pessoas que nos elevem, com experiências diversificadas, com histórias de vida marcantes... É PRECISO ESTUDAR, FAZER CURSOS, WORKSHOPS, PARTICIPAR DE PALESTRAS COM TEMAS ADEQUADOS, ASSISTIR FESTIVAIS, MOSTRAS, EXPOSIÇÕES DIVERSAS.
É preciso aprendermos sobretudo a OBSERVAR o mundo e as pessoas ao nosso redor. E principalmente AUTO OBSERVAR-SE. Conhecer-nos cada vez mais, com nossas limitações e ilimitações, conhecermos a força da nossa ousadia e a importância da nossa timidez. Analisar nossos medos e ver até que ponto eles nos ajudam a alcançar sabedoria. Descobrirmos até que ponto nosso excesso de CORAGEM pode nos trazer riscos.
Aí, penso que TUDO é RISCO e "te asseguro: nada é seguro".
É preciso consciência de que cada passo na direção das nossas metas, já é uma vitória, tendo em vista que muitos desanimaram e estagnaram e nós continuamos de pé e na luta.

VENCER é algo que acontece cada dia que você analisa o que fez daquilo que conseguiu conquistar e mais: muitas vezes a próxima vitória depende de como você agiu e reagiu diante de uma derrota.
Não, não sou exemplo, nem pretendo ser herói, mas gosto sim, de compartilhar com quem está ao meu redor aquilo, por mínimo que seja, que aprendi, na minha jornada.

PENSEM NISSO E LEMBREM-SE DO MEU LEMA:

SUCESSO SEMPRE!!!

Edson Araújo Lima - Ator, diretor (de teatro) e coach (para televisão e cinema).

Um comentário:

lara_mel_5 disse...

É concordo que pra tudoo,
há de estudar e se dedicar, ainda mais o nosso ramo, que ás vezes, particularmente eu, tem aquela preguiçinhaa de estudarr os personagens e entre outras coisas.., fica "relaxadaa", mas não tem melhor coisa quando dedicamos e no final ouvir elogioos, e poder sempre procurar aprimorar cada vez mais, e desfruta desta arte tão gostosa e divertida de se fazer.!