terça-feira, 8 de maio de 2012

AQUILO QUE PENSO SOBRE AQUILO QUE VI (25)

VIRADA CULTURAL 2012
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FUI, VI, GOSTEI E NÃO ME ARREPENDO!
Mais de 3.000.000 de pessoas - é muita gente, coisas de São Paulo - foram às ruas do centro de São Paulo no último final de semana. Uma invasão, que é claro também trouxe algumas consequências desagradáveis - roubos, tiros e uma morte por overdose - pouca coisa se olharmos para o tamanho do evento. Mas que deve sim ser levada em conta e evitada na próxima edição.

Mas o que eu fiz lá?

VI PEÇAS DE TEATRO!
(Também cheguei a ver alguns trechos de outras atrações mas falarei apenas sobre o meu AMOR MAIOR: O TEATRO).

Foram colocadas cadeiras, foi montado um palco no PATEO DO COLÉGIO* e lá foram apresentadas 18 peças de teatro. Eu vi  cinco delas.


Mas fiz comentários muito pessoas acerca de cada espetáculo que vi. DEIXEI LINKS DE CRÍTICOS ESPECIALIZADOS, ok?

LEIAM TODOS E RFELITAM, COMENTEM, FIQUEM À VONTADE.


PARA MIM O MELHOR FOI LUÍS ANTONIO: GABRIELA
dia 06 - 18h

Eu já tinha ouvido falar e sempre bem. Por isso não me surpreendi. É um excelente espetáculo. Não é televisão nem pretende ser realista, apesar de ser BASEADO EM FATOS REAIS e USAR VÍDEOS E CÂMARAS O TEMPO TODO. Não é perfeito e por isso mesmo excelente. Emociona sem catarse. Afasta e aproxima no momento certo. É fascinante. Forte, denso, leve, sutil e contundente. Me fez chorar enquanto ria e vice-versa. Isso é teatro!
Na verdade é mais que teatro, é um documentário (caso raro), um desabafo, uma confissão ou como o próprio autor revela no final: UM PEDIDO DE DESCULPA.
Não é apenas um pedido de desculpa do Nelson Baskerville - ao irmão homossexual, travesti - é um pedido de desculpas de toda a sociedade hipócrita, injusta e mais: despreparada para aceitar, entender e receber o que é DIFERENTE.  

MERECE TODOS OS PRÊMIOS QUE RECEBEU NO ANO PASSADO!


GOSTEI, AMEI, CHOREI, PENSEI E RECOMENDO!
O diretor Nelson Baskerville coloca em cena sua própria história, onde o irmão mais velho, homossexual, Luis Antonio, desafia as regras de uma família conservadora dos anos 1960 e parte para a Espanha sob o nome de Gabriela.
documentário cênico Luis Antonio – Gabriela tem início no ano de 1953, com o nascimento de Luis Antonio, filho mais velho de cinco irmãos, que passou infância, adolescência e parte da juventude em Santos até ir embora para Espanha aos 30 anos.
O espetáculo foi construído a partir de documentos e dos depoimentos do ator e diretor Nelson Baskerville, de sua irmã Maria 
Cristina, de Doracy, sua madrasta e de Serginho, cabelereiro em Santos e amigo de Luis Antonio, e narra sua história até o ano de 2006, data de sua morte em Bilbao onde vivera até então como Gabriela
MAIS
http://www.cenapaulistana.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1686%3Aluis-antonio-gabriela&lang=

SEM PENSAR - com o grupo NIA TEATRO, Denise Fraga e outros
.
Um texto de Anya Reiss uma adolescente inglesa, mostra uma adolescente de 13 anos e seus conflitos próprios da idade em meio a uma família caótica e explosiva com os pais brigando muito. Assisti sem ter lido nem ouvido nada a respeito do espetáculo, nenhum comentário, nenhuma crítica, nenhuma sinopse. E não gostei muito. O que mais me incomodou foi o EXCESSO DE REALISMO CONTEMPORÂNEO, algo meio parecido com SITCOM AMERICANO, com um piada por minuto e que nem sempre eram engraçadas como pretendiam ser - não podemos esquecer que a autora é inglesa e tem HUMOR INGLÊS.O CENÁRIO (de Valdy Lopes) é muito bem feito é criativo, mas me lembrou muito TELEVISÃO, tudo muito certinho, realista/naturalista demais, para o meu gosto, é claro. SOU ADEPTO DO MINIMALISMO. O texto propõe muitas coisas mas não se aprofunda. Os atores são esforçados mas não são bons. Vale destacar a excelente DENISE FRAGA, tentando salvar a peça com seu talento, seu ritmo, seu olhar, seu time de comédia, sua experiência COMPROVADA.
DESTAQUE: A simpatia, a emoção e a atenção da atriz ao público ANTES e APÓS o espetáculo.
Antes de começar ela apareceu no palco e mesmo sem estar atrasada avisou: "...JÁ VAMOS COMEÇAR, ESTAMOS SÓ TESTANDO OS MICROFONES, AGRADEÇO MUITO POR VOCÊS ESTAREM AQUI."  
Exatamente às 18h (horário pontualíssimo), o elenco apareceu no palco e ela comentou, enquanto o sino tocava o sino da Igreja do Pateo:" ... OLHA SÓ, SÃO SEIS HORAS, QUE LINDO! MUITO OBRIGADO, VAMOS COMEÇAR..."
E ao final, visivelmente emocionada, debaixo de muitos aplausos ela completou:"... VOCÊS NÃO IMAGINAM COMO É LINDO O QUE VEMOS DAQUI, A VIRADA SÓ DEU CERTO PORQUE VOCÊS VIERAM, INVADIRAM A CIDADE E PROVARAM QUE GOSTA SIM, DE CULTURA... NÓS NUNCA MAIS VAMOS ESQUECER DESSA NOITE!"
MAIS:
http://colunistas.ig.com.br/aplausobrasil/2011/05/22/denise-fraga-lidera-elenco-da-peca-sem-pensar/


SESSÃO DA TARDE OU VOCÊ NÃO SOUBE ME AMAR
com a Companhia Teatro do Rock

O texto foi escrito por Marcos Ferraz em 2001. A direção é de Fábio Ock, Fezu Duarte e Marcos Okura, e a coreografia é de Juliana Sanches.

O musical com músicas do anos 80 me conquistou pelas músicas. Não gostei de tudo, não gostei de todos os atores mas destaco alguns, especialmente os MAIS VELHOS que juntamente com os outros faziam personagens ADOLESCENTES. A formação original contava com TIAGO ABRAVANEL, atualmente no espetáculo sobre TIM MAIA e escalado para uma novela da REDE GLOBO, nome provisório SALVE JORGE!
DESTAQUE: A peça agrada pelo vigor dos atores, pelas dezenas de músicas de uma época muito criativa da música brasileira, principalmente o ROCK, eu cantei todas, conhecia todas, curti e ri com todas (A encenação da Cia. de Teatro Rock usa canções como "Um Certo Alguém", de Lulu Santos, "Zoraide", do Ultraje a Rigor, "Vôo de Coração", de Ritchie, e "Você Não Soube Me Amar", da Blitz, para contar a história de jovens de uma banda que estão em busca do sucesso.)
MAIS:
http://guia.folha.com.br/teatro/ult10053u387805.shtml


LES CLASSIQUES - com a CIA ABSURDA CONFRARIA

Gosto muito de palhaço, sou clown - graças à CILEIA E CARLOS BIAGIOLLI - e me diverti muito com esse espetáculo infantil. São esquetes CONHECIDOS, são clássicos do PALHAÇO mas que, com certeza, agradam e muito às crianças.
RECOMENDO SEMPRE OS ESPETÁCULOS TEATRAIS INFANTIS COM PALHAÇOS
SOBRE A PEÇA:
A trupe de palhaços do “Grand Cirque Les Classiques” perambula com seu cortejo musical, convocando a todos para o picadeiro no qual grandes feitos, muita magia às avessas, desacertos e disparates interativos acontecem em números clássicos pertencentes ao universo do circo. Concepção de Bruno Feldman, Daniela Biancardi e Fani Feldman. Com Bruno Feldman, Caco Mattos, Daniela Biancardi Dênis Goyos e Fani Feldman. Acordeon e percussão de Bruno Monteiro

DESTAQUE:  uma linda borboleta voou pra lá e pra cá entre o público e parece (risos) que escolheu uma garotinha que MORRE DE MEDO de borboleta e ela ia para seu lugar e vinha várias vezes correndo desesperada para os braços da mãe que estava ao meu lado. A mãe me disse que estava muito feliz pois os filhos e sobrinhos NUNCA tinham visto teatro e estavam bem animados. Ela foi pra ver O GATO MALHADO E A ANDORINHA SINHÁ, mas chegou tarde e viu esse espetáculo. MAS ME PARECE QUE GOSTARAM BASTANTE, apesar da borboleta incômoda.
MAIS
http://lesclassiquesabsurdaconfraria.blogspot.com.br/p/curriculo-do-nucleo-absurda-confraria.html


R&J de Shakespeare - Juventude interrompida


Quatro belos rapazes, bons atores, alunos de uma escola, na inglaterra, montam improvisadamente na sala, o clássica ROMEU E JULIETA.
Um espetáculo que é sucesso de crítica e público me incomodou por alguns motivos: uma proposta a princípio REALISTA com uma interpretação muito caricata pela maioria dos atores. Apesar de serem bons EXAGERARAM nas CARAS E BOCAS e acreditando que eram engraçados, quando em muitas vezes não tinham nada de cômico - novamente o humor inglês?. E também não gostei de ao final, ser esquecida  SALA de aula e continuarem apenas na MONTAGEM da PEÇA DE SHAKESPEARE. Se eles voltassem, no final à sala de aula e terminassem o espetáculo como começaram faria mais sentido, mas enfim... a ESCOLHA É DO AUTOR E DO DIRETOR E NÃO SE DISCUTE.


DESTAQUE: A beleza indiscutível dos atores e o TEXTO que tem a linguagem rebuscada (graças ao excelente autor e tradutor, é claro) Muitas moças devem ir ao teatro para observar a ANATOMIA dos atores. BOM PARA ELES! 
NÃO POSSO DEIXAR PASSAR EM BRANCO que é MUITO BONITO VER A ENTREGA, O PROFISSIONALISMO E A CORAGEM DOS ATORES QUE FIZERAM ROMEU E JULIETA QUANDO SE BEIJAM NA BOCA e FORAM MUITOS BEIJOS! ESTÁ DE PARABÉNS TAMBÉM, O PÚBLICO PELO RESPEITO, lembrando que muito ali, não estão acostumados a ver peças de teatro com essas atitudes.
http://oucritica.blogspot.com.br/2011/10/r-j-juventude-interrompida.html


*Pátio do Colégio é um sítio arqueológico, onde foi levantada a primeira construção da atual cidade de São Paulo, quando o padre Manuel da Nóbrega e o então noviço José de Anchieta, e outros padres jesuítas a pedido de Portugal e daCompanhia de Jesus , estabeleceram um núcleo para fins de catequização deindígenas no Planalto. 554*

2 comentários:

Sergio Karvalho disse...

Concordo Edson, bons espetáculos e o melhor...DE GRAÇA
Qualidade, técnica, ritmo e beleza, me emocionei muito com Luis Antonio - Gabriela, ´é muito bom ver que o Teatro não morreu...pelo contrário está bem vivo e muito bem obrigado.
Já o pessoal do R&J de Shakespeare (o qual não gostei muito ) mas tenho que admitir os atores são bons e tem coragem, os meu sinceros parabéns.
Parabéns a organização da Virada Cultural, que mostrou que não veio p/ brincadeiras...cada ano está melhor e as pessoas estão aproveitando cada vez mais...precisamos disso.

edson araujo lima disse...

É isso mesmo meu amigo! Politicagens a parte, a Virada Cultural tem sim seu lado bom. Vi muita gente lá que nunca tinham visto teatro e que teve a oportunidade de ver. Foi muito bom ver teatro ali, ao ar livre, com um palco bem montado, bons microfones, pessoas que respeitavam os artistas. É uma pena que ainda existam pessoas que falem mal. Na minha opinião LUIS ANTONIO GABRIELA é sim, um excelente espetáculo e MERECE SIM cada prêmio que recebeu.
Gostei muito!