UMA REFLEXÃO. SER ARTISTA.
SER ARTISTA!
UM AVISO AOS QUE QUEREM SER ATORES E ATRIZES
VIDA ARTÍSTICA:
SER ARTISTA NÃO PODE SER POR VAIDADE OU POR AMBIÇÃO FINANCEIRA, SER ARTISTA É TER CONSCIÊNCIA, POLÍTICA E SOCIAL. É OBSERVAR O SER HUMANO NA SUA TOTALIDADE, NO SEU ÍNTIMO.
NINGUÉM DEVE CONHECER MAIS O SER HUMANO DO QUE O ATOR E A ATRIZ, É PRECISO CONHECER A SI MESMO, AO OUTRO E AO MUNDO QUE NOS CERCA!
Não é uma mágica, nem é um investimento capitalista,
Tem que semear com muita paciência e sem cobrar o resultado financeiro
O melhor dessa carreira é o caminho!
E as coisas que vai realizando passo a passo.
NÃO EXISTE CHEGAR LÁ,
o bom é o caminho, tem que amar sem olhar o retorno
Tem que amar por amar
E aí o retorno vai chegando em forma de crescimento pessoal e quando vê vão surgindo convites e trabalhos.
E SE NÃO SURGIREM, COM CERTEZA VALE A PENA PELO AUTOCONHECIMENTO, PELO TRABALHO COLETIVO, PELA DOAÇÃO, PELO SENSO CRÍTICO, PELOS COMPANHEIROS QUE VOCÊ CONHECE NO CAMINHO!
ARTISTA DE VERDADE ENTENDE QUE TUDO ISSO VALE MUITO MAIS QUE DINHEIRO OU FAMA!
SER ARTISTA É...
No Brasil não é nada fácil ser artista.
No caso do ATOR/ATRIZ, DIRETOR/DIRETORA, DRAMATURGO se ele não for, e a maioria não é, integrante do GRUPO DE PERFIL TELEVISÃO/PUBLICIDADE, aí então tudo é muito mais complicado.
ÀS VEZES ME PARECE QUE A SOCIEDADE COCHILA E NÃO PERCEBE A REAL IMPORTÂNCIA DOS ARTISTAS.
Quando digo artista me refiro a todas as categorias de artistas (músicos, cantores, atores, pintores, escultores, bailarinos, fotógrafos...).
Permitam-me que eu fale mais sobre minha área, pois dela posso falar com mais CONHECIMENTO DE CAUSA.
Fazer teatro e cinema no Brasil é para os heróis, os bravos, os batalhadores, os que nunca desistem.
É um grupo de pessoas que entendeu e sentiu - ou sentiu e entendeu? - que ARTE é algo muito mais profundo do que TER UMA CARREIRA ARTÍSTICA DE SUCESSO FINANCEIRO, SER FAMOSO, CONHECIDO e RECONHECIDO.
ARTISTA é aquele que tem sensibilidade, coração aberto para DESVENDAR, CONHECER MELHOR E DESENVOLVER sobre suas próprias questões, mas que também está atento e LENDO o MUNDO no qual está inserido.
BERTOLT (com T, mesmo) BRECHT disse certa vez que "ANALFABETO NÃO É AQUELE QUE NÃO LÊ O LIVRO, É AQUELE QUE NÃO LÊ O MUNDO AO SEU REDOR..."
TENHO TENTADO SEGUIR A FILOSOFIA DA TRÍPLICE DESCOBERTA: EU, O OUTRO E O MUNDO DO QUAL TODOS FAZEMOS PARTE.
O ARTISTA É SEMPRE OBSERVADOR E QUESTIONADOR. TRANSFORMANDO-SE E TRANSFORMANDO O MUNDO E AS PESSOAS, PARTINDO DE SI.
ARTISTA é aquele que percebeu que a cor cinza da SOCIEDADE é apagada demais para ser a única matiz de todas as vidas, ocasiões, acontecimentos e pensamentos.
O artista se levanta do seu lugar confortável e vai à luta.
PERDE E GANHA a cada dia. ABRE MÃO de confortos, descansos e sofás e vai para a RUA, para a BATALHA, RI e CHORA a cada trabalho e a cada conquista. Já disse antes e repito "que o artista de verdade jamais deixará de ser artista se não ganhar dinheiro e nem virar ARTISTA DE TELEVISÃO (essa classificação existe?)".
NO BRASIL o artista luta a cada dia para conseguir DIGNIDADE, melhores cachês, respeito e prestígio pelo trabalho, apoio CULTURAL, grana para as montagens, LEIS DE INCENTIVO, PATROCÍNIOS, ESPAÇOS PARA ENSAIOS E MONTAGENS - algo que anda bem escasso.
PRECISAMOS DE TUDO ISSO PARA REALIZAR NOSSO TRABALHO E, MUITAS VEZES, FICA DIFÍCIL CUIDAR DA CRIAÇÃO, DA PERSONAGEM, DO TEXTO, DO APROFUNDAMENTO DA PESQUISA.
APLAUSOS pelo bom desempenho e pelo esforço são bem vindos, mas NÃO SIGNIFICAM NADA se forem frutos de um ESPETÁCULO DE VAIDADE, FUTILIDADE, INCONSCIÊNCIA E INCONSISTÊNCIA.
FALANDO DIRETAMENTE SOBRE AS ATITUDES QUE TOMAMOS NA CARREIRA DE ATOR OU ATRIZ.
O que nos faz sair de casa para nossos CURSOS, ENSAIOS, AULAS E PESQUISAS?
O que nos faz perder VIAGENS E CLUBES aos finais de semana?
O que nos faz sermos, muitas vezes, taxados de CULTURAIS DEMAIS?
O que nos faz FICAR HORAS E HORAS decorando textos?
O que nos faz sinceramente doarmos o NOSSO EU, para sermos OUTROS e TANTOS?
O que nos faz deixarmos por algumas horas, minutos ou até UMA VIDA TODA, nossas questões mais essenciais e existenciais de lado e nos entregarmos ao SONHO, ao LÚDICO, AO MÁGICO e nos abandonarmos para que a PERSONAGEM TENHA VIDA?
O que nos faz acreditar que a ARTE ainda vale a pena, mesmo quando vivemos numa situação financeira instável e em dificuldades?
Eu acredito que há algo que precisa muito ser dito, há um grito entalado na garganta do OPRIMIDO, do INOCENTE, do TRABALHADOR, do ENGANADO e, muitas vezes, cabe a nós, os ARTISTAS usarmos a NOSSA ARTE, NOSSO CORPO, NOSSA VOZ, NOSSA ALMA para levarmos uma luz à escuridão dessas pessoas.
PLÍNIO MARCOS disse no seu lindo texto "AMO O ATOR..." que ser ator é antes de mais nada um sacrifício. UMA CONSTANTE DOAÇÃO.
Uma referência pessoal
Há alguns anos atrás, um senhor, pai de uma aluna minha, que acompanha meu trabalho há muitos anos me perguntou:
- QUANDO VOCÊ VAI CHEGAR LÁ?
Confesso que, a princípio, não entendi exatamente a pergunta, mas logo a seguir, entendi perfeitamente. CHEGAR LÁ para ele, seria eu estar na TELEVISÃO, na "GLOBO", ganhar DINHEIRO, enfim...
ELE, COMO MUITOS OUTROS, confunde SUCESSO com VISIBILIDADE, MÍDIA, FAMA.
E esse pensamento está tão arraigado na cabeça das pessoas que fica difícil explicar para ele:
- MAS EU JÁ CHEGUEI LÁ. EU SOU ARTISTA E SOU FELIZ.
Melhorar de vida, ganhar dinheiro, ser próspero, viajar, ter uma casa, são coisas excelentes e deve fazer parte dos planos e metas de todo indivíduo.
MAS CONSEGUIR OU NÃO ISSO, não significa ser melhor ou pior ARTISTA. Além do mais o que é SER PIOR e o que é SER MELHOR?
PARA O VERDADEIRO ARTISTA, O QUE IMPORTA É SER GENTE!
PENSE NISSO! VIVA A ARTE! VIVAM OS ARTISTAS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário