A história da CiaClaVan
A Companhia Clássica Vanguarda começou em 1999, com a reunião de pessoas interessadas em desenvolver um trabalho mais eficaz de teatro, todos meus convidados (ator e diretor EDSON ARAÚJO LIMA), alguns já realizavam alguns trabalhos como atores amadores, outros eram bailarinos e muitos eram jovens interessados em descobrir a arte teatral, como uma forma de expressar-se e de estarem inseridos no contexto cultural da cidade de São Paulo.
Os encontros começaram no meu apartamento e lá montamos o primeiro espetáculo da Cia que foi o infantil "O que é, o que é? - O segredo da caixa colorida", que já havia sido montado em 1993 e que passara por várias mudanças de elenco e que já tinha uma carreira de apresentações em diversas escolas públicas e particulares, além de festas e acampamentos. A nova montagem com a CiaClaVan, contou com novos figurinos, mais modernos e coloridos e uma nova leitura com novas músicas e brincadeiras. A estreia dessa nova montagem foi realizada na Academia Jô Corpore Center em Artur Alvim , cuja dona a JÔ sempre apoiou meu trabalho e a quem eu devo muitos agradecimentos. Logo após ainda em 1999, na mesma Academia estreamos o esquete "Sobre o Tempo e a Espera" que também foi a presentado no Festival do Trabalhador, na Oficina Cultural Mazzaropi na região do Brás.
Em 2000 a CiaClaVan, passou a integrar o Projeto Ademar Guerra que orientava os grupos amadores da cidade e os ensaios passaram a acontecer na Oficina Cultural Alfredo Volpi e lá sob a orientação da atriz Lourdes de Moraes e do ator Plínio Soares, montamos o espetáculo "Tatiana Yohansen - no ar" que teve uma bem aceita porém curta carreira. Foi apresentado nos Teatros: Sesi AE Carvalho, Fernando Azevedo- Praça da República e EESG Maria Augusta de Ávila.
Após um período de aproximadamente três anos sem montagens, em 2004, com novo elenco veio a montagem de Apenas Um Saxofone, texto adaptado do conto de Lígia Fagundes Telles e que foi apresentado no Festivolpi em Julho/2004 e também na EESG Maria Augusta de Ávila.
Em 2009 a Cia Clássica Vanguarda formou novo elenco e a peça escolhida para a volta aos palcos foi a peça:
APENAS UM SAXOFONE, com uma nova roupagem, novas propostas cênicas, novas descobertas e formas.
Os ensaios foram realizados na Mix Produtora no bairro de Santana e a peça estreou em 05 de março, no Bar LUA NOVA na Rua Treze de maio, no Bexiga.
A temporada foi curta porém muito importante para essa nova fase da companhia.
Em Julho, os integrantes do grupo EDSON ARAÚJO LIMA - diretor - e GEOVANE FERMAC - ator, montaram juntos o espetáculo OS K - a experiência, integrados com A CTI - COMPANHIA TEATRO DA INVESTIGAÇÃO, que ficou em cartaz no TEATRO N.E.X.T com sucesso de público.
EM 2010, Edson Araújo Lima, roteirizou e dirigiu o filme BOTINAS NO ELEVADOR, que contou no elenco com os integrantes da CIACLAVAN.
Também em maio de 2010 estreou na Vila Romana a peça infantil
O QUE É, O QUE É? - O SEGREDO DA IMAGINAÇÃO, uma remontagem do espetáculo que havia sido apresentado desde 1999.
Em fevereiro de 2011, começou a nova turma do CURSO LIVRE DE TEATRO E TELEVISÃO e formado o novo elenco da companhia.
Em 09 de maio de 2011, no Espaço Unibanco Augusta estreou o filme BOTINAS NO ELEVADOR, com atores da CIACLAVAN.
E EM BREVE (JULHO/2011) ESTREARÁ AS DUAS NOVAS MONTAGENS DO GRUPO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário