domingo, 3 de abril de 2011

AQUILO QUE PENSO SOBRE AQUILO QUE VI - XV


LAMENTO PROFUNDAMENTE O FALECIMENTO DO DIRETOR DE TEATRO NESSA SEGUNDA FEIRA, DIA 02 DE MAIO DE 2011, O TEATRO ESTÁ TRISTE!
MAS FICA A HOEMNAGEM A ESSE GRANDE HOMEM DO TEATRO BRASILEIRO!

MÁRIO DE ANDRADE DÁ O GRANDE GRITO!

www.ograndegrito.blogspot.com


Mário grita! Grita pela cultura! Grita pela memória! Grita contra a violência!
Mário de Andrade clama pela alma brasileira!
CENTRO CULTURAL DE SÃO PAULO
RUA VERGUEIRO, 1000
(METRÔ VERGUEIRO)
SEX E SÁB - 21H
DOM - 20H

INFORME-SE SOBRE LEVAR ESCOLAS GRATUITAMENTE!
Administração do Centro Cultural São Paulo através do e_mail visitasccsp@prefeitura.sp.gov.br ou do telefone 113397- 4036. A indicação etária para o espetáculo é de 14 anos

NÓS FOMOS!!!
(EM BREVE VÁRIAS FOTOS!)

Sábado chuvoso, dia 02 de Abril, 21 horas uma longa porém rápida fila e lá estávamos nós.
Um grupo de alunos/atores da CIACLAVAN:
RENATA
FELIPE
MAIARA
JOEDSON
PATRICK
CARMEM
Também conosco estava um amigo meu, o ator Júlio Widar. E é claro, eu. Feliz e satisfeito por estar ao lado desses jovens, novos apaixonados pelo Teatro, pelas artes em geral.

Entramos na sala.
E logo na entrada já somos impactados pelos sons de tambores, algo bem afro-brasileiro e quente.
As cortinas ( o pano) estavam ainda fechadas, mas a energia do que estava para vir já se fazia sentir.

TOCAM OS SINAIS.
A PEÇA VAI COMEÇAR.
SILÊNCIO.
....................................................................................................................

Sentados no gargarejo (primeiras fileiras, para os novatos), vimos e ouvimos os sons da cortina abrindo.

Até isso é mágico! Uma enorme cortina abrindo-se, lentamente, imponente apesar da levesa!

O cenário já agrada. Caixas e mais caixas velhas, empilhadas... Uma escada no meio - e nos degraus está Mário de Andrade numa estátua de costas para o público. Nos lados vemos mesas e cadeiras. À direita, lembra uma mesa de casa. À esquerda, lembra um escritório.

E daí por diante o que vemos é uma peça vigorosa, bem dirigida, com texto bem escrito, de fluência gostosa, inteligente, culta sem ser chata!

E os atores ali diante de nós, entregues, profissionais, bem ensaiados fazendo com que suas personagens estivessem vivas, pulsantes, atentas...

Uma sequencia dramática com ação certa. Uma trama que desperta, que prende, emociona, diverte, interessa!
Isso mesmo, a peça desperta interesse.
Interesse pela obra - tão injustamente desconhecida de Mário de Andrade -, desperta interesse pela pesquisa teatral, pela construção e adequação do cenário, dos figurinos e objetos de cena.

As músicas e efeitos sonoros impecavelmente colocadas pelo brilhante Rick Soares, que eu particularmente já conheço de outros carnavais, como ator, professor de teatro e técnico de som e luz.

Os surreais, poéticos e até angustiantes diálogos de Mário de Andrade, Exu e Macu (Macunaíma) emocionam e nos fazem refletir - cheguei a chorar num cena em que o Mário de Andrade ( pelo ótimo NIveo Diegues) questiona se sua obra foi importante, se ainda será valorizada, se teve importância na busca da alma brasileira.

A realidade crua, dos jovens e seus amores, anseios, vícios, relacionamentos familiares, fazem a peça sutilmente se aproximar dos jovens que na plateia observam atentamente. Vi pessoas se inclinarem com o corpo à frente, sem braços cruzados nem cochilos, sinalizando claramente que estavam vidrados, grudados na peça!

Destaco:
A dreção de José Renato é brilhante! Brilhante!
Niveo Diegues - brilhante como sempre, já o vi em outros espetáculos - HOMENS DE PAPEL, SOPA DE PEDRA - e ele só melhora.
Augusto Pompeo dá um show, um espetáculo a parte. Está impecável como Macunaíma.
Carlos Francisco está muito bem no espetáculo, muita limpeza de interpretação, nenhum clichê, uma excelente voz.

Ao final da peça saímos felizes!

É SEMPRE TÃO BOM VER TEATRO DE VERDADE, DE ALMA, CORPO E ESPÍRITO.

FICO TRISTE POR QUEM PERDEU!!!

É SIMPLESMENTE IMPERDÍVEL!!!






3 comentários:

Corinnassis disse...

Olá Edson, muito legal sua atitude de levar seus alunos. Parabéns. É assim que formamos o público para teatro, muitos atores também são professores e prestam um duplo serviço por isso. Ficamos contente que tenham gostado. Obrigada pela divulgação. Volte quando quiser, estaremos lá até dia 17/4.
Abraços
Corinna Assis (Webmaster)

RENATA disse...

Eu tive o prazer de apreciar o espetáculo O GRANDE GRITO com os meus amigos da CiaClaVan e com o meu querido professor de Teatro Edson Araújo Lima.Através desta peça, pudemos conhecer melhor o trabalho de Mário de Andrade, pois além de ser um excelente escritor, o mesmo desenvolveu uma pesquisa em prol da memória da cultura popular brasileira. Assim sendo, recomendo a peça, porque além de nos emocionar, também nos faz pensar criticamente no descaso do poder público ... Afinal, foram anos e anos de pesquisa e hoje elas se encontram encaixotadas e mofando em algum porão, ao invés de estarem expostas, contribuindo com a nossa formação cultural. PRECISAMOS GRITAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

OI QUERIDO , OBRIGADOOO , E MAIS OBRIGADO POR PALAVRAS TÃO AMIGAS E GENEROSAS, TE ADORO SEMPRE DESDE MUITO TEMPO . CONTINUE NA LUTA PELA CULTURA E PELA DIGNIDADE NA ARTE . ESTAMOS JUNTOS SEMPRE, EM BREVE bOTINAS BOMBANDO E A GENTE JUNTOS. vOLTE QDO QUISER.
bJÃO, NIVEO