terça-feira, 12 de outubro de 2010

AQUILO QUE PENSO SOBRE AQUILO QUE VI - PARTE IV

O MELHOR DO CINEMA NACIONAL!
TROPA DE ELITE 2 – TAMBÉM VAI PEGAR VOCÊ!
(Perdoem-me pelos erros de português e de digitação e mandem-me correções e alertas por favor!)

Antes de mais nada, não se trata de uma crítica especializada ou profissional.
Na verdade, divido com todos os que acompanham o blog CIACLAVAN, meus sentimentos, minhas reflexões e devaneios e coloco impressas, minhas impressões (rsrs) acerca de trabalhos, obras teatrais, livros, filmes, notícias enfim AQUILO QUE VI, LI OUVI E SENTI.

A PIRATARIA, UM OSSO DURO DE ROER, PARA O DIRETOR ZÉ PADILHA.

Hoje compartilharei com vocês uma reflexão sobre o filme TROPA DE ELITE 2.
Tive a oportunidade de estar entre os milhares de brasileiros que assistiram à estreia do tão esperado trabalho do cinema nacional.
Vale lembrar que também é notório todo o interesse da mídia primeiramente devido ao fato de que o filme Tropa de Elite (o primeiro) foi um fenômeno de vendas. De dvd pirata!!!
Segundo o diretor, Zé Padilha, no Programa do Jô na semana passada ao lado do Capitão Nascimento ou melhor, do ator Wagner Moura (eu vi), uma pesquisa encomendada ao IBOPE (não o BOPE, o IBOPE, rsrsrs), pode chegar a 25.000.000 de dvds pirata do primeiro filme vendidos no Brasil. Oficialmente(?) foram 12.000.000 de dvsd pirata número que já é muuuito grande. 

NO CINEMA O FILME FOI VISTO POR 2.500.000!!! E RENDEU R$ 20.000.000,00!!!

Disse Padilha também que o filme Tropa de Elite 2, está feito apenas em película 35mm e o “original” que não foi ainda digitalizado está guardado em “rolos” num banco e não teve, é óbvio revelado o nome do banco e a agência: “o banco poderia ser assaltado, para levarem o filme”, teria dito a gerente do banco ao diretor do filme.
ELE DECLAROU:
"A gente alugou um apartamento, que não era a minha produtora, onde fizemos a montagem do filme", contou ele. "Esse apartamento era monitorado por câmeras. Todo o apartamento, a ilha [de edição] inclusive, não tinha acesso a internet. E as pessoas que estavam autorizadas a entrar e sair do apartamento eram quatro e cada uma tinha sua senha, senão disparava um alarme. Mesmo as pessoas de mais confiança, porque se tratava de uma regra." Até policiais foram usados na operação, segundo ele. "Policiais paulistas, claro, não ia dar o meu filme nas mãos de PM's do Rio."

Fica aqui o registro (inútil mas curioso) de que o diretor teve que abandonar a entrevista para “vomitar” devido a uma enxaqueca, o que, pelo que sei, foi inédito numa entrevista do talk-show da Rede Globo.
Segundo Wagner Montes, “Padilha tem trabalhado demais e é um guerreiro” e por isso está tão abatido.

A ESTREIA DE TROPA DE ELITE 2 E EU.

Cheguei ao cinema Marabá, no centro velho de São Paulo, e era bem cedo, 15:35 e haveria uma sessão às 17:30, fiquei sabendo na bilheteria.
Comprei tranquilamente, sem filas o ingresso e fui tomar um lanche. Apenas quando voltei, faltando meia hora para iniciar o filme pude ver a pequena multidão que já se formava para ver o filme. E também foi aí que fiquei sabendo que o filme estreava em duas salas do cinema.

Entrei sem pipoca nem refrigerantes!

A sala é boa e grande. E aos poucos foi enchendo, enchendo… E eu quase chorei antes mesmo do filme iniciar, de emoção de ver tantos BRASILEIROS animados para verem CINEMA NACIONAL.
Sim, podem me chamar de bobo, mas isso me emocionou. Sou um humilde cinéfilo há anos, sempre AMEI CINEMA, sempre fui e sou estudante de cinema, sou professor de interpretação em vídeo e mais recentemente tive o prazer de ser co-roteirista e diretor de elenco de um filme que ainda irá estrear BOTINAS NO ELEVADOR (www.botinasnoelevadorofilme.blogspot.com).  Além de colecionador de filmes.

Houve um silêncio respeitoso desde o início o filme. A emoção é grande desde o início com a música tão conhecida e reconhecida (…TROPA DE ELITE OSSO DURO DE ROER PEGA UM PEGA GERAL TAMBÉM VAI PEGAR VOCÊ!...).

O QUE VI E O QUE PENSO. CONFORME VOU SENTINDO E LEMBRANDO VOU DIGITANDO… NÃO HÁ UMA LÓGICA OU CRONOGRAMA.

É um filme complexo e importante demais para se dizer: Gostei ou não gostei.
É preciso análise bem mais profunda. Apenas falarei sobre o que ficou na minha mente e no meu coração. O que pensei e o que senti, acerca do filme.
Vi que o filme 2, diferentemente do filme 1, é mais organizado e racional. Segue um roteiro pensado, organizado. É mais limpo, mais claro, mais pensado sem dúvida. É menos sentimental que o 1.
Tudo segue uma ótica mais politizada, mais argumentativa. Levanta mais questionamentos.
E é duro, bem duro! Um tapa na cara, um osso duro e roer meeeesmo, uma navalha na carne!!!
Corta, machuca, fere. Mas é necessário!

As cenas de violência…

Chorei mais uma vez ao ver na tela, a violência a desesperança do povo do Rio de Janeiro, as mortes e a realidade retratada num espelho incômodo. Mas a arte é sempre espelho. Às vezes aumentada, às vezes diminuída, quebrada, cortada, exagerada, embaçada mas sempre espelho!!!
Pior é saber que não é a realidade apenas do Rio e sim uma mostra de como está a Segurança Pública do Brasil.

Sim é uma ficção, como avisa uma frase logo no início do filme, mas parece incomodamente muito próximo da realidade, assisti tendo a impressão de que vejo TODOS OS DIAS  aquilo nos jornais…

Acho válidas todas as reflexões levantadas e isso independe de concordar ou não com todas elas.
O filme se arriscou fazendo escolhas para mostrar e propor o que propôs mostrar. E uma obra de arte é sempre uma escolha e geralmente esse tipo de assunto sempre levantará polêmicas. Acho isso inevitável.

TRATA-SE DE UM FILME QUE LEVANTA QUESTIONAMENTOS, SEM MUITA EMOÇÃO COMO NO PRIMEIRO. NO PRIMEIRO VOCÊ CHORAVA AO VER TANTA VIOLÊNCIA, SOFRIMENTOS, MORTES E TORTURAS. NESSE A GENTE CHORA, MAS PENSA… QUESTIONA, REFLETE MAIS… SENTI ISSO!

Os atores, a preparação, o roteiro e a direção.
A equipe é a mesma de Tropa (Bráulio Mantovani é o roteirista, a preparação de elenco é de Fátima Toledo, a direção de fotografia de Lula de Carvalho e a montagem, de Daniel Rezende) - este é um “filme de patota”, define Padilha. 
Capitão Roberto Nascimento  Wagner Moura está de volta ao personagem angustiado entre a vontade de viver junto à família e o dever a cumprir. Entre seus trabalhos de maior destaque no cinema estão Romance (2008), Saneamento Básico, o filme (2007), A máquina (2005), Cidade Baixa (2004), Deus é Brasileiro (2003) e O caminho das nuvens (2003).

Rafael - Para o papel de filho de Nascimento, os produtores de Tropa 2 apostaram num rosto desconhecido. Pedro Van Held estreia no cinema em Tropa 2.
Rosane  Maria Ribeiro volta ao mesmo personagem de Tropa de Elite. Maria trabalha em cinema (Separações), teatro (Depois do começo do mundo) e TV (Poder paralelo, Record).

Fraga  Irandhir Santos é pouco conhecido do público, mas está se destacando em produções em cinema: foi Noca da Antônia em Besouro e estará nas telas em Viajo porque preciso, volto porque te amo, Quincas Berro D´Água, A Hora e a Vez de Augusto Matraga, Olhos azuis e participou da minissérie A Pedra do Reino (TV Globo). 

Beirada – O cantor e compositor Seu Jorge incorpora o bandido Beirada. Seu Jorge ficou conhecido do público de cinema pelo personagem Mané Galinha, de Cidade de Deus. Ele também participou do longa A Vida Marinha com Steve Zissou, de Wes Anderson.

Clara  Tainá Müller é jornalista e trabalhou como editora e apresentadora da afiliada gaúcha da MTV Brasil. Teve uma breve carreira como modelo internacional até se mudar para São Paulo e decidir pela carreira de atriz. No cinema, fez Se nada mais der certo, Cão Sem Dono e Plastic City, entre outros. 

André Matias - O ator e cantor de rap André Ramiro volta ao personagem que o consagrou junto ao público. Desde Tropa de Elite, ele participou do filme Última Parada - 174 e dos seriados Casos e Acasos (TV Globo) e A lei e o crime (Record).

Capitão Fábio  Milhem Cortaz estava no elenco de Tropa de Elite e volta neste segundo filme. Entre seus trabalhos estão os filmes “Lula, o Filho do Brasil”, “Se nada mais der certo”, “Nossa vida não cabe num opala” e “Não por acaso”.

DIGO humildemente, como preparador de elenco e coach – sem comparações por favor, isso nem é possível! – que acho a preparação de atores da Fátima Toledo aqui, nesse caso mais focada e menos tresloucada que no primeiro.
Percebi uma criação mais intensa, sem exageros dos atores. Achei os olhares mais trabalhados, menos gritarias, cuspes, sacos plásticos e sangue.

Isso se deve ao trabalho mais limpo e claro do roteiro?
À mão mais segura do diretor?
À “preparação melhor preparada” dos atores?

Wagner Moura está bom como sempre e nem chega a surpreender pois está dentro do que se esperava.
O ator IRANDHIR SANTOS (personagem FRAGA) merece todos os prêmios dos festivais e elogios que ganhou na imprensa e do próprio Wagner Moura no Programa do Jô.
André Mattos, apesar de estar talvez caricato e obviamente DATENADO/RATINHOZADO/WAGNER MONTESADO, me agradou e desperta muitas risadas do público. Para fazer isso tem que ser bom e ele mostrou que é!.
Gosto da oportunidade que deram ao adolescente que interpreta o filho do Coronel Nascimento, sou professor e diretor de atores iniciantes, crianças e adolescentes há anos e acho bom vê-los em cena.

Enfim, sobre o tema do filme, a discussão que ele levanta, as críticas políticas, ao sistema, enfim... isso está em muitos meios de comunicação.
Eu aqui coloquei apenas minhas ideias, minhas observações.

O melhor de TUDO ISSO e o mais IMPORTANTE é que o CINEMA BRASILEIRO está vivo!!! Está pulsante, crescente, respeitado!

VÁ ASSISTIR O FILME TROPA DE ELITE 2!!!

VIVA O CINEMA NACIONAL!!!
SEMPRE SONHEI COM ISSO E HOJE VEJO O SONHO REALIZADO, VEJO MULTIDÕES INDO AO CINEMA PARA VER O NOSSO CINEMA!

FIQUE LIVRE PARA COMENTAR E COLOCAR A SUA OPINIÃO!
PENSE, REPENSE, PENSE DIFERENTE!
PENSE, SEJA, CRESÇA E APAREÇA!!!


NÃO TENHA PREGUIÇA, CONSULTE O TIO GOOGLE!!!
http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/cinema/tropa+de+elite+2+e+o+mais+visto+da+retomada/n1237811454534.html
http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&biw=1024&bih=673&q=CR%C3%8DTICAS+SOBRE+O+FILME+TROPA+DE+ELEITE+2&aq=f&aqi=&aql=&oq=CR%C3%8DTICAS+SOBRE+O+FILME+TROPA+DE+ELEITE+2&gs_rfai=&fp=5bfc6bc5d12e8ccb


As maiores bilheterias do último final de semana no Brasil (levantamento feito em 08.11.2010):
1. Tropa de Elite 2 (R$ 7,4 milhões)
2. Atividade Paranormal 2 (R$ 1,4 milhão)
3. Garfield 3D (R$ 1 milhão)
4. Comer, Rezar, Amar (R$ 0,9 milhão)
5. A Suprema Felicidade (R$ 0,7 milhão)
As maiores bilheterias do último final de semana nos EUA:
1. Jogos Mortais – O Final (US$ 24,2 milhões)
2. Atividade Paranormal 2 (US$ 16,5 milhões)
3. RED (US$ 10,8 milhões)
4. Jackass 3D (US$ 8,4 milhões)
5. Hereafter (US$ 6,3 milhões)
Fontes: FilmB e Rentrak




 http://irandhirsantos.com.br/melhor-ator-coadjuvante-para-irandhir-santos-no-festival-paulinia-de-cinema/






VALE A PENA SABER MAIS TAMBÉM SOBRE O FILME "CIDADE DE DEUS"

'Cidade de Deus' é 6º melhor filme de ação da história, diz 'Guardian'

O melhor, segundo o jornal, é 'Apocalipse Now'; Jornal publicou listas com os 25 melhores em vários gêneros.

19 de outubro de 2010 | 19h 06
Filme de Meirelles recebeu quatro indicações ao Oscar em 2004
O filme Cidade de Deus (2002), do diretor brasileiro Fernando Meirelles, foi incluído na sexta posição em uma lista com os 25 melhores filmes de ação de todos os tempos, divulgada nesta terça-feira pelo jornal britânico The Guardian.
Desde o último sábado, os jornais The Guardian e The Observer vem publicando listas com os 25 melhores filmes que seus críticos consideram os melhores em sete gêneros, um por dia, entre eles ação, romance e policial.
O filme de Meirelles, que recebeu quatro indicações ao Oscar em 2004, divide a lista de filmes de ação com clássicos como Apocalypse Now (1979, do diretor Francis Ford Coppola), em primeiro lugar, Intriga Internacional (1959, de Alfred Hitchcock), em segundo, e Era Uma Vez no Oeste (1968, de Sergio Leone), em terceiro.
A lista também inclui o clássico de 1938 As Aventuras de Robin Hood, de Michael Curtiz e William Keighley, na 15ª posição, e sucessos contemporâneos como O Tigre e o Dragão, do diretor Ang Lee, lançado em 2000, na nona posição.
Goldfinger (1964), filme do diretor Guy Hamilton com o agente 007, é 17º na lista.
Outras categorias
Os jornais também já publicaram listas com os 25 melhores filmes nas categorias romance, policial e comédia.
A lista de romance é liderada por Desencanto (1945), de David Lean, seguido de Casablanca (1942) e Antes do Amanhecer (1995).
Chinatown (1974), de Roman Polanski, foi considerado o melhor filme policial, superando A Marca da Maldade (1958), em segundo lugar, e Um Corpo que Cai (1958), em terceiro.
Na categoria comédia, Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977), de Woody Allen foi considerado pelo The Guardian o melhor, à frente de Borat (2006) e Quanto Mais Quente Melhor (1959), respectivamente em segundo e terceiro lugares.
Nos próximos dias, o jornal deve publicar suas listas com o que considera ser os 25 melhores filmes nos gêneros terror, drama e ficção científica. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC. 
 
mais sobre a bilheteria do cinema nacional - postado em 01.11.2010

1. "Dona Flor e seus dois maridos" (1976)......................10, 7 milhões de espectadores
2. "A dama do lotação" (1978)...............................................7,8 milhões
3. "Tropa de elite 2" (2010)...................................................6,2 milhões
4. "Se eu fosse você 2" (2009)..............................................6,1 milhões
5. "O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão" (1977)......5,7 milhões
6. "Lúcio Flávio, passageiro da agonia" (1977).................5,4 milhões 
7. "2 filhos de Francisco" (2005).........................................5,3 milhões
8. "Os saltimbancos trapalhões" (1981).............................5,2 milhões
9. "Os Trapalhões na Guerra dos Planetas" (1978).......5,08 milhões 
10. "Os Trapalhões na Serra Pelada" (1982).....................5,04 milhões

Bilheteria Brasil: Tropa de Elite 2 já é o filme mais lucrativo do ano no Brasil

Avatar tem ligeira vantagem em número de ingressos, mas perde em arrecadação

Marcelo Hessel
09 de Novembro de 2010

tropa de elite
Em cinco semanas em cartaz, Tropa de Elite 2 já é o filme mais lucrativo no Brasil em 2010. Capitão Nascimento bateu os Na'vi de Avatar e já acumula R$ 82,4 milhões. Falta pouco também para ter o maior público do ano -Avatar continua na frente, com 9,1 milhões de ingressos vendidos, contra 8,7 milhões de Tropa 2. Confira oEspecial Omelete do filme e saiba onde Tropa de Elite 2está sendo exibido.
Embora a renda do filme esteja em queda - no fim de semana de 29 a 31 de outubro, Tropa 2 fez R$ 7,3 milhões, e de 5 a 7 de novembro lucrou R$ 4,7 mi - o próximo recorde se aproxima: o de filme brasileiro mais visto de todos os tempos. Os números históricos são difíceis de mensurar (não há dados confiáveis sobre as bilheterias de Mazzaropi nos anos 60, por exemplo), mas existe um consenso de que Dona Flor e seus Dois Maridos, com 10,7 milhões de espectadores em 1976, ocupa o topo no ranking nacional de público. Será que Tropa de Elite 2 bate esse número?
Outro número expressivo para o cinema nacional: Nosso Lar acaba de passar os 4 milhões de espectadores.
O fim de semana foi bom também para as estreias. Jogos Mortais - O Final e Um Parto de Viagem jogaram Atividade Paranormal 2 para a quarta posição. O último filme da saga de Jigsaw levou 188 mil pessoas às salas no fim de semana. Confira a nossa crítica e saiba onde Jogos Mortais está sendo exibido. Já a comédia de Todd Phillips fez 168 mil pessoas. Leia a crítica esaiba onde Um Parto de Viagem está passando.
Com apenas três cópias em São Paulo, Scott Pilgrim Contra o Mundo ficou apenas na vigésima posição do ranking, atrás de outra estreia, o documentário José e Pilar, que ocupou a décima-sétima. Confira abaixo o top 5 referente ao período de 5 a 7 de novembro (em reais). Em negrito, as estreias da semana. Fonte FilmeB:
1. Tropa de Elite 2 - 4.714.704,00
2. Jogos Mortais - O Final - 2.543.962,00
3. Um Parto de Viagem - 1.739.479,00

4. Atividade Paranormal 2 - 767.972,00
4. Comer, Rezar, Amar - 598.343,00


ATUALIZANDO 
(O CRÉDITO DESSA NOTÍCIA É DO JORNAL EXTRA ON LINE, ABAIXO SEGUE O NOME DOS JORNALISTAS)
Publicada em 20/11/2010 às 08:50

'Tropa de elite 2' garante o ano de maior bilheteria do cinema nacional desde a Retomada

André Miranda e Luciana Martinez
O ator Irandhir Santos no filme 'Tropa de elite 2'. Foto Divulgação
RIO - Sejamos sinceros: se alguém sugerisse que o cinema brasileiro chegaria a novembro batendo os recordes que anda batendo, qualquer produtor, distribuidor ou analista daria risada. "É praticamente impossível", diriam. Mas a realidade vem se mostrando melhor do que as previsões. Primeiro, com seus atuais 22,3 milhões de espectadores, 2010 já é o ano de maior bilheteria dos filmes nacionais durante a Retomada, superando os 22 milhões do mítico 2003. Segundo, "Tropa de elite 2", o principal responsável por tanto sucesso, já passa dos dez milhões de espectadores, o que lhe dá o posto de segundo filme mais visto no Brasil nos últimos 20 anos, batendo blockbusters como "Avatar" (2009) e "A Era do Gelo 3" (2009) - atrás apenas de "Titanic" (1998) e seus 16 milhões. Por fim, "Tropa 2" tem tudo para, em um semana, se tornar o filme brasileiro mais visto da História, com um público maior do que as 10,8 milhões de pessoas de "Dona Flor e seus dois maridos" (1976).
O desempenho de "Tropa 2" é ainda mais impressionante ao se avaliar sua estratégia de produção e distribuição. Diferentemente de outros campeões de bilheteria, o filme não teve incentivo fiscal, o que pode indicar um novo modelo de cinema para o Brasil.
- Nós provamos que é possível distribuir filmes de maneira independente, sem apoio das grandes companhias americanas. Isso dá um sinal para o mercado - diz José Padilha, diretor de "Tropa 2". - Se o filme tivesse sido lançado por uma grande distribuidora, ele não teria feito o público que está fazendo. As majors não maximizam resultados, elas apenas calculam o quanto precisam para garantir seu lucro.
"Tropa de elite 2" estreou há sete semanas, com 661 cópias. O sucesso veio rápido. Em apenas três dias, ele foi visto por 1,3 milhão de pessoas, um recorde para o cinema nacional. Com isso, exibidores encomendaram novas cópias, levando-o a mais de 700 salas no país. Hoje, ele está em cartaz em 490.
Cena do filme 'Chico Xavier' / Divulgação
Seu desempenho se juntou aos bons resultados de "Nosso Lar" (hoje com quatro milhões de espectadores) e "Chico Xavier" (3,4 milhões), e também ajudou a alavancar outras produções: "Muita calma nessa hora", por exemplo, estreou na semana passada com o excelente resultado de 261 mil espectadores num fim de semana. Tudo isso permitiu que 2010 batesse o recorde de 2003, ano de "Carandiru" (4,7 milhões), "Lisbela e o prisioneiro" (3,2 milhões) e "Os normais" (três milhões).
- Este ano foi atípico e surpreendeu o mercado. Mas certamente não será um fato isolado. Os filmes brasileiros foram de altíssima qualidade, e esse foi o grande diferencial de 2010. Com isso, depois de muito tempo, o público se reaproximou das produções nacionais. É uma realidade que provavelmente vai se reproduzir daqui para a frente: as pessoas passaram a se interessar mais pela produção brasileira e vão continuar prestigiando - afirma Iafa Britz, produtora de "Nosso Lar".
Pela previsão dos distribuidores de "Tropa 2", o filme deve superar "Dona Flor e seus dois maridos" em 27 de novembro. Os dois longas são marcos de dois períodos do cinema no Brasil, mas com uma diferença crucial: em 1976, o país tinha 3.161 salas, enquanto hoje tem cerca de 2.200. Assim, Padilha acredita que se encerra o ciclo da Retomada, período como é chamada a produção brasileira a partir de meados dos anos 1990, após os anos negros do cinema, durante o governo Collor.
- A bilheteria do "Tropa 2" unifica os dois períodos. Acaba-se com a história de que um filme da Retomada nunca superaria o desempenho dos filmes mais antigos. Mostra-se que o cinema brasileiro tem muito mais vigor do que se pensa - afirma Padilha.
Apesar do otimismo do setor, o analista de mercado Paulo Sérgio de Almeida, diretor do boletim Filme B, acredita que a indústria ainda precisa amadurecer:
- Espero que não se crie uma falsa ilusão de que está resolvido. O cinema brasileiro ainda carece de uma programação. Não existe uma variedade de filmes para diferentes segmentos. Isso só vai acontecer quando tivermos uma economia cinematográfica de escala. O cinema precisa de quantidade para ter qualidade.

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