segunda-feira, 26 de abril de 2010

ESPECIAL PARA MODELOS - PARTE I

(à esquerda Alexia Bairon, à direita Carolina Ferreira)





Esse texto é para aqueles que já foram, são ou querem ser modelos. Modelos fashion, manequins de passarela ou modelos comerciais para fotografia e/ou publicidade.

Há muitos anos, desde o ano 2001 para ser exato desenvolvo um trabalho de aulas de interpretação para modelos em agências ou produtoras de elenco. E são muitos!
Antes de mais nada mantenho sempre em mente que lido com pessoas e mais: com os sonhos das pessoas.
E sonhar não é proibido, não é errado e muito menos proibido. A "VIDA É SONHO".

A carreira de modelo não é fácil. A ideia de que tudo é beleza e "glamour" está cada vez mais sendo substituída pela certeza de que trata-se de uma profissão como as outras, porém muito mais concorrida, cheias de obstáculos, desafios e surpresas - algumas inclusive, bastante desagradáveis.

(Ednei Santos e Ellen Rocche)



O QUE É SER MODELO?

Tenho sido surpreendido quando encontro algumas turmas nas aulas e faço uma pergunta simples:

O que é modelo?

A grande maioria enrola, enrola e não sabe responder.  Fica claro que quase todos ainda têm em mente que modelo é um cabide, um representante de uma certa etiqueta, griffe ou marca.
E para alguns professores, estilistas e em certos cursos ainda se usa isso como explicação lógica e aceita.
Vamos deixar um pouco de lado essa definição "meio estranha".
Prefiro ajudar os alunos partindo do dicionário Aurélio, que tenho em minhas mãos agora, apenas para que pensemos um pouco e façamos uma reflexão:

Lembre-se que o dicionário traz apenas a definição da PALAVRA modelo.

MODELO: 1. Objeto para ser reproduzido por imitação. 2. Representação em pequena escala de algo que se pretende reproduzir em grande. 3. Molde. 4. Pessoa ou coisa cuja imagem serve para estudo, ou para ser reproduzida em escultura, pintura etc. 5. Pessoa ou coisa que serve de exemplo ou norma. 6. Manequim.
Obs.: Manequim no dicionário Aurélio, refere-se somente ao boneco, ok?

Acho que é bacana pensarmos que modelo, enfim, é SEMPRE algo que serve de base para ser imitado.
E é bem mais interessante imitarmos aquilo que é bom, não é?

MAS NÃO ACREDITO QUE OS MODELOS DEVAM COMPORTAR-SE COMO OBJETOS... AFINAL SÃO PESSOAS!!!



(ao lado Felipe Greco, modelo e ator da CIACLAVAN)
Tenho observado cada vez mais que um bom modelo, não é apenas um objeto, ou algo que se move no palco. Não aceito essa redução do trabalho "do" e "da" modelo.
Eu prefiro lembrar que o modelo é uma pessoa com pensamentos e ideias, com pontos de vistas, pessoa pensante, inteligente e que sabe muito bem o que quer.

E SE ASSIM NÃO O É, É UMA PENA, POIS DEVERIA SER!

Faço questão sempre de dizer aos meus alunos sobre a importância do estudo, da cultura e principalmente do crescimento humano, intelectual e de comunicação de cada um.
Aqueles que não acham importante estudar, ler, saber línguas estrangeiras, fazer cursos de interpretação, de maquiagem, de dança, de canto e outros, REALMENTE ficarão para trás.

O mercado fica cada vez mais exigente e pede profissionais mais preparados e que tenham consciência do que fazem.
Outra coisa importante: Acredito cada vez mais que os modelos podem e devem almejar ser atores e atrizes.

NÃO TENHO NENHUM PRECONCEITO COM O MODELO QUE QUEIRA SER ATOR E ATRIZ.

DESDE QUE ELE ESTUDE!!!


(ao lado Sabrina Moura, modelo e atriz na Revista Raça Brasil)
O que não cai bem é querer ser famoso a qualquer custo, baseado apenas na beleza exterior.
Pode funcionar por um tempo, mas com certeza não segurará a pessoa por muito tempo no mercado.
É preciso cuidar-se por dentro e por fora.
É claro que a beleza ainda é fundamental nessa profissão. Também ainda há a questão do peso, a cor da pele, enfim... são inúmeras questões muitas vezes mais analisadas na hora do teste do que o pensamento ou a capacidade intelectual do modelo.

MAS ISSO É APENAS NUM PRIMEIRO MOMENTO, pois existem coisas que vão sendo reveladas a cada trabalho, a cada tempo na carreira do modelo e aí, começa-se a perceber coisas internas preciosas e essas "coisas" aliadas à beleza exterior começam a se sobressair e então ajudarão e muito a consolidar a carreira.

Muitas vezes o preconceito de que TODO modelo é burro, é reforçado por ALGUNS modelos que não cuidam por exemplo da maneira de falar nas entrevistas - falo dos erros de português mesmo.
Não citarei nomes de pessoas para não ser indelicado porém citarei frases que ouvi de modelos ou ex-modelos que hoje são, por exemplo, apresentadoras de televisão:

- Dessem aqui, dessem aqui! ( Apresentadora, ex-modelo pedindo a uma dupla sertaneja que estava numa escada no cenário do programa. Ela deveria, é claro, dizer: Desçam aqui, desçam aqui!)
- Tem coisas que não combina! (Outra apresentadora, ex-modelo)

Enfim, são muitos e muitos exemplos - maus exemplos na verdade - e acho melhor parar por aqui.

EU NÃO SOU PROFESSOR DE PORTUGUÊS E TENHO CERTEZA QUE FALO MUITA COISA ERRADA E QUE, INCLUSIVE NESSE TEXTO TEM MUITOS ERROS.

Mas, na mídia - principalmente na televisão - esses erros graves caem muito mal e fazem aumentar o preconceito. Exatamente como o comportamento exagerado de alguns homossexuais, de jornalistas, de jogadores de futebol, enfim... não são apenas os modelos que devem tomar cuidado.
No entanto, muitas vezes, parece que chamam mais a atenção quando são modelos, pois as pessoas pensam que são oportunistas e que não merecem aquele programa ou aquela personagem na novela etc.

E MUITAS VEZES NÃO MERECEM MESMO. POIS APENAS POR CAUSA DA BELEZA, TIRAM O LUGAR DE GENTE ESFORÇADA, BATALHADORA E TALENTOSA.

E os erros que reforçam o preconceito vão longe: por tratar-se de MODELO, tudo que a pessoa faz começa a ser observado como algo a ser IMITADO.

Por exemplo: Se uma moça ou um rapaz fala na escola ou faculdade enfim, que é MODELO, ele ou ela começam imediatamente a serem olhados diferente  e é a isso que todos devem estar atentos.

JÁ PENSOU NUM MODELO FALANDO ALTO, FALANDO PALAVRÕES, SENTANDO COM AS PERNAS ABERTAS, COMENDO COM A BOCA ABERTA, FALANDO COM A BOCA CHEIA?

Na verdade isso não deve ser feito por ninguém, mas para modelos isso fica muito mais grave.

Esse texto não pretende trazer conselhos para serem seguidos à risca e sim, uma reflexão, um ponto de vista muito pessoal de um observador atento.



(Lara Mitchel, modelo e atriz da CIACLAVAN e do filme Botinas no Elevador)

A PROFISSÃO DE MODELO.

É uma carreira curta, que depende de esforço, trabalho, beleza, determinação e sorte.
Entretanto existem atitudes básicas que devem sempre ser tomadas por todos. Antes de mais nada é preciso lembrar que uma modelo que queira fazer sucesso nas passarelas têm que ter algo muito especial.

Gisele tem!

Uma postura, um olhar, uma energia muito própria, um brilho! Uma autoestima bem trabalhada. Uma humildade trabalhada, não um excesso de simplicidade, uma cabeça baixa pra tudo e sim uma humildade no SENTIDO da palavra que para mim é:

SABER EXATAMENTE QUEM VOCÊ É E QUAL O SEU LUGAR.

Na verdade em todas as profissões quem tem noção clara disso sempre se sai melhor na carreira!

Tenho nesses anos todos encontrado pessoas que nem são tão "estudadas", "intelectualizadas", mas que se dão muito bem, exatamente por causa, por exemplo da simpatia e da humildade na hora de tratar os outros, de ser dirigida, de conversar com os amigos. E principalmente, por saber o que quer!!!

QUEM SABE EXATAMENTE O QUE QUER, TEM MUITO MAIS CHANCE DE CONSEGUIR!!!


Há também a questão do estilo, da originalidade, da personalidade, da marca pessoal.
Também encontro pessoas totalmente equivocadas, chatas, "metidas" mesmo! E pessoas que se acham bonitas, se acham melhores e que realmente não emplacam. Pois não é que se valorizem ou têm autoestima e sim se supervalorizam e têm um excesso de autoconfiança que extrapola e as faz, muitas vezes, perder o olhar certo, tornando-se antipáticas e afastando as pessoas ao invés de atrair.

QUEM VAI QUERER SER ASSIM? ENTÃO, MUITAS VEZES É POR ISSO QUE NINGUÉM QUER AQUELA PESSOA COMO MODELO!



QUERIDOS ESSE TEXTO (1) É APENAS PARA UMA REFLEXÃO E EM BREVE ESCREVEREI MAIS E ESPECIALMENTE A VOCÊS. Com mais dicas sobre a profissão de modelo.


Lista de modelos que foram meus alunos:

ELLEN ROCCHE
ALEXIA BAIRON
GUSTAVO ZUCCARI
EDNEI SANTOS
LARA MITCHEL
SABRINA MOURA
RODRIGO RODRIGUES
E MUITOS OUTROS
(conheçam outros no meu orkut: edsonatorpoeta@yahoo.com.br mandem convites!)

PROCUREM INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO LIVRE DE TEATRO E VÍDEO COMIGO!!!
NO http://www.ciaclavancursos.blogspot.com/

CONHEÇAM MEUS BLOGS:
www.botinasnoelevadorofilme.blogspot.com (sobre meu filme)
www.atorpoeta.blogspot.com (leia meus poemas e textos poéticos)
www.kinopheria.com (sobre a Mostra de curta-metragens)


ABRAÇOS E BEIJOS GERAIS!
SUCESSO SEMPRE!!!

11 comentários:

Edson Araújo Lima disse...

As fotos que coloquei são em homenagens a esses meus queridos alunos!!!

lara_mel_5 disse...

Oiii!
Fico grata pela sua referência, Edson!
É uma grande responsabilidade que cada artista leva com sua imagem, ainda mais quem é modelo por levar esta desavença principalmente pra quem está começando, tu deixaste claramente os requisitos básicos pra quem realmente quer decolar na carreira. Apesar do fácil acesso em ser modelo, poucas sobressai ao topo do sucesso.
E aí, podemos ver que nem sempre a beleza conta, algo mais tem de ter.
Sucesso a todos.
Beijos.
Lara Mitchel

Rafael Montgomery disse...

Edson!!!
Parabéns pela matéria. É sempre bom ler/ouvir conselhos de pessoas muito experientes nessa área como você. Agradeço por sempre nos ajudar e nos dar conselhos muito valiosos.
Um grande abraço!!!

Mei Ling disse...

Olá Edson!!!
Gostei da sua matéria! Gosto da maneira escancarada que demonstra suas opiniões! Acredito também na maior probabilidade do modelo que tem conteúdo, que se recicla e que sabe a medida real da sua beleza e do seu valor, alcançar um sucesso menos efêmero!
Beijocas.
Mei Ling

Anônimo disse...

Gostei muito da reflexão. Sabe de uma coisa ela me fez ver a profissão de modelo como algo que realmente precisa ser considerado, afinal existem muitas pessoas que não alcançaram os holofotes, mais a sua maneira faz o seu trabalho da melhor maneira possível.

BJS

Anônimo disse...

Olá, bom eu simplesmente achei a matéria incrível.
Realmente modelo sofre bastante preconceito em diversos tipos de lugares, e o fato de falar que é modelo da para perceber os olhares diferentes para você assim que cita a sua profissão.
Espero que esse tipo de preconceito acabe um dia.
Adorei a matéria
Beijos
Elizangela Ribeiro

Claudiney Cubas disse...

Boa noite Teacher, excelente matéria sobre modelo...... adorei.......parabéns pelas matérias, sempre não brilhantes, bem elaboradas com temas tão importantes......

Jhenifer Nicoli disse...

Adorei, esse texto é para tentar acabar com hipocrisia que o povo põe em cima dos modelos.

Suyane Teixeira disse...

Olá,

Ficou muito bom sua reflexão,várias dicas legais que posso levar pro resto da minha vida!
Gosto muito das sua dicas, e conselhos!

PARABÉNS,
e muito sucesso pra ti !

Suyane Teixeira .

Unknown disse...

Olá!!!

Gostei muito do seu texto Edson! Pois ele mostra que vida de modelo não é fácil! Tem que correr atrás e estudar para se manter na profissão!! E foi uma grande referência para mim!!!

Beijos!!Sucessooos!!!

Carol disse...

Olá Edson,
Através das aulas e do trabalho realizado através dessa matéria,
Foi possível conhecer um pouco da REALIDADE dessa carreira, entre riscos, necessidades do estudo, responsabilidades, preconceitos, cuidados com a imagem, adptação de mercado, e sem dúvida manter sempre aceso o desejo de buscar e se esforçar ao máximo por aquilo que se quer, acreditando no SUCESSO independente do "percursso imprevisível".
Interessante também, foi aprender que no mercado públicitário há espaço para todos, nós precisamos apenas encontrar nosso encaixe, encarar nossas realidades,conhecer os defeitos e qualidades, e procurar em sim próprio o um DIFERENCIAL. E A BELEZA ? A BELEZA NÃO É TUDO!

PARABÉNS PELO SEU TRABALHO, SUCESSO !
Bjs Carol Brasil